-
Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas. São formados por lamelas concêntricas de fibras colágenas. São encontrados na região mais compacta do osso da diáfise óssea (meio de ossos largos). Podem ser vistos no centro de ósteons em cortes histológicos dos ossos. Existem comunicações menores e mais transversais entre os canais de Havers chamadas de Canais de Volkmann com a mesma função de nutrir, mineralizar e enervar o osso.[1]
A espécie ANIMAL é verificada por:
- Exame dos OSSOS. No esqueleto completo a identificação é feita pela forma , dimensão e sua disposição. O exame microscópico mostrará a forma peculiar do osso humano, diversa das outras espécies animais. No HOMEM, os canais de HAVERS são em MENOR NUMEROS e MAIS LARGOS, apresentando anastomoses entre si. O sistema lamelar ao redor dos canais apresenta maior número de camadas concêntricas. O osteoblasto no homem é fusiforme apresentando ramificações.
fonte: http://www.drpaulosilveira.med.br/visualizar.php?idt=1625501
-
Segundo França : Os canais de Harvers no homem são elípticos, irregulares, mais largos e em menor número que nos animais. Nesses são circulares, estreitos e numerosos
-
IDENTIFICAÇÃO MÉDICO-LEGAL
Realizada por médico-legista, para estabelecer a identidade de corpos,
esqueletos ou fragmentos encontrados
IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIE: ossos humanos possuem o canais de Havers em
menor quantidade e maior largura, do que os outros animais
-
Canais de Havers:
Nos humanos: mais largos, menor número (8 a 10) e com forma elíptica.
Nos animais: mais estreitos, maior número (15 a 40) e com forma circular.
-
A-- Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.
Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.
B--O canal medular (também conhecido como canalvertebral, canal espinhal ou cavidade medular). Se localiza nos ossos na parte da diáfise e é onde se encontra a medula óssea amarela (popularmente conhecida como Tutano). Dentro das vértebras é onde passa a medula espinha
C--Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasossanguíneos e células nervosas. São formados por lamelas concêntricas de fibras colágenas. São encontrados na região mais compacta do osso dadiáfise óssea (meio de ossos longos)
D-- medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos).
E--Osteócitos: os osteócitos estão localizados em cavidades ou lacunas dentro da matriz óssea. Destas lacunas formam-se canalículos que se dirigem para outras lacunas, tornando assim a difusão de nutrientes possível graças à comunicação entre os osteócitos. Os osteócitos têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz ósseaOsteoclastos: os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo. São células gigantes e multinucleadas, extensamente ramificadas, derivadas de monócitos que atravessam os capilares sangüíneos. Nos osteoclastos jovens, o citoplasma apresenta uma leve basofilia que vai progressivamente diminuindo com o amadurecimento da célula, até que o citoplasma finalmente se torna acidófilo (com afinidade por corantes ácidos). Dilatações dos osteoclastos, através da sua ação enzimática, escavam a matriz óssea, formando depressões conhecidas como lacunas de Howship.
-
Sob o aspecto microscópico, utiliza-se os canais de HAVERS- Segundo FRANÇA: " a) no homem, é em número três vezes maior do que no animal; b) no homem, seu diâmetro é superior a 25 micra e, no animal, inferior a 25 micra; c) o número de canais no homem é de dez por campo e de 40 no animal; d) a direção dos canais no homem é sempre paralela ao grande eixo da diáfise e irregular no animal"- FRANÇA, GENIVAL VELOSO DE- Medicina Legal, Guanabara Koogan- p. 811.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C