As principais técnicas de estocagem são:
a) Carga unitária: dá-se o nome de carga unitária à carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam uma certa quantidade de material para possibilitar o seu manuseio, transporte e armazenamento como se fosse uma unidade. A formação de carga unitária se dá através de pallets. Pallet é um estrado de madeira padronizado, de diversas dimensões. Suas medidas convencionais básicas são 1.100mm x 1.100mm, como padrão internacional para se adequar aos diversos meios de transportes e armazenagem;
b) Caixas ou Gavetas: é a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, e alguns materiais de escritório; materiais em processamento, semi-acabados ou acabados. Os tamanhos e materiais utilizados na sua construção serão os mais variados em função das necessidades específicas de cada atividade.
c) Prateleiras: é uma técnica de estocagem destinada a materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas. As prateleiras constitui o meio de estocagem mais simples e econômico.
d) Raques: os raques são construídos para acomodar peças longas e estreitas como tubos, barras, tiras, etc.
e) Empilhamento: trata-se de uma variante da estocagem de caixas para aproveitamento do espaço vertical. As caixas ou pallets são empilhados uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuição eqüitativa de cargas.
https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-de-recursos-materiais-para-mpu
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre as técnicas de armazenagem. Sabendo qual o assunto cobrado, marquemos a alternativa que não apresenta uma técnica ou, como a banca preferiu dizer, princípio de estocagem.
Segundo Chiavenato, são técnicas de armazenagem:
- Carga unitária.
- Caixas ou gavetas.
- Prateleiras.
- Raques.
- Empilhamento.
- Contêiner flexível.
Dessas técnicas, vemos que a questão aborda quatro:
Em que:
- Carga unitária: trata-se de um conjunto de cargas contidas em um recipiente formando um todo único quanto à manipulação, armazenamento ou transporte.
- Prateleiras: é uma técnica que se destina a estocar materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.
- Raques: é feito para abrigar peças longas e estreita, como por exemplo, tubos, tiras, vergalhões, feixes etc.
- Caixas ou gavetas, conforme o próprio Chiavenato (2005, p.127) "é a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc."
- Empilhamento: é uma variante da estocagem de caixas para aproveitar ao máximo o espaço vertical. As caixas ou pallets são empilhados uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuição equitativa de cargas. É uma técnica de estocagem que reduz a necessidade de divisões nas prateleiras, já que, na prática, forma uma grande e única prateleira.
- Contêiner Flexível: é uma espécie de saco feito com tecido resistente e borracha vulcanizada, com um revestimento interno que varia conforme seu uso. É utilizado para estocagem e movimentação de sólidos a granel e de líquidos, com capacidade que pode variar entre 500 e 1.000 quilos. Sua movimentação pode ser feita por meio de empilhadeiras ou guinchos.
Tendo apresentado o assunto acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.