SSID é o “nome” da sua rede Wi-Fi, ou seja, aquele que aparece quando você visualiza as redes sem fio disponíveis em uma área. Embora o conceito seja simples, o SSID pode virar uma arma interessante para garantir maior segurança à sua rede. Por outro lado, esse também pode ser um problema, caso você não tenha cuidado na hora de configurar o roteador e escolher o nome do Wi-Fi da sua casa ou escritório, por exemplo.
O termo SSID significa "service set identifier" ("identificador do conjunto de serviços", em tradução livre). Sua principal função é tornar a ação de encontrar e se conectar a redes mais fácil para o usuário. Sem ele, seu Wi-Fi pode ficar "invisível" e não aparecer nas opções disponíveis de quem deseja se conectar – o que, em alguns casos, pode representar um fator extra de segurança.
Nomes de rede Wi-Fi podem ter até 32 caracteres e há distinção entre minúsculas e maiúsculas: “minharede” é diferente de “MinhaRede”, por exemplo. Alguns caracteres especiais podem ser usados na criação de um SSID para a sua rede, embora o ideal seja evitar o uso desses símbolos por conta de problemas de compatibilidade com dispositivos mais antigos.