SóProvas


ID
1167925
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direitos Humanos

Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.

Alternativas
Comentários
  • Minorias são grupos de pessoas participantes do estado democrático de direito que constituem minoria numérica e em posição desprivilegiada no Estado. Possuem características religiosas, étnicas ou linguísticas diferentes daquelas que a maioria da população adota.
    Demonstram um senso de solidariedade um para com o outro, alavancado, senão apenas implicitamente, por desejo coletivo de sobreviver e cujo objetivo é conquistar igualdade com a maioria, nos fatos e na lei.
    Existem critérios subjetivos e objetivos que definem a identificação das minorias.
    Exemplo de minorias: índios, remanescentes de quilombos, negros, ciganos, etc.

    Já os grupos vulneráveis, devido a suas características, se constituem de pessoas que podem fazer parte de uma minoria, mas dentro dessa minoria têm uma característica que as difere das demais e as torna parte de outro grupo.
    Portanto, "as minorias estão limitadas aos aspectos étnicos, linguísticos e religiosos e os grupos vulneráveis estão relacionados com as características especiais que as pessoas adquirem em razão da idade, gênero, orientação sexual, deficiência e condição social."

    (http://ajudagruposvulneraveis.blogspot.com.br/2010/04/grupo-vulneravel-x-minoria.html)
  • Apesar da correta indignação, Eymard Filho, a alternativa diz "população de RUA".

    Obviamente, isso não retira a cidadania deles, todavia, considerando a realidade em que, infelizmente, vivemos, encontram-se à margem da sociedade. Ademais, não são grupos organizados, por isso não se encaixam nos grupos de minorias (com base nos conceitos colocados pelo colega).
  • Grupos vulneráveis: Os grupos vulneráveis se mostram a sociedade como sendo um conjunto de seres humanos, possuidores de direitos civis e políticos, possuindo o direito de cidadão, porém, a sociedade de maneira geral e pelo fato desta ser majoritária, macula certos direitos inerentes as pessoas vulneráveis. 

    Há de se perceber que para certa mácula ocorrer, é necessário um fator numérico desfavorável aos grupos vulneráveis, ou seja, estes se encontram em menor número na sociedade, pois se o contrário fosse verdadeiro poderiam eles se rebelar contra sociedade 

    A ligação que há entre esses grupos ocorre por ocasiões fáticas por não existir uma identidade própria, ocorrendo assim um certo desdém na maneira da sociedade e do poder público em enxergar esses grupos. Pode-se conceituar grupos vulneráveis como sendo o conjunto de pessoas, ligadas por ocorrências fáticas de caráter provisório, o qual não possui identidade, havendo interesse em permanecer nessa situação, sendo seus direitos feridos e invisíveis aos olhos da sociedade e do poder público. Exemplificando:idosos, mulheres, crianças e etc.

    Minorias: Os direitos humanos que são oponíveis contra o Estado e pertencem ao Estado, começam a ser vistos pelos grupos menores das sociedades organizadas. Podem ser citadas como elementos iniciais as lutas desenvolvidas nos Estados Unidos, pelo pastor Martin Luther King Júnior, que deram início às ações afirmativas. As minorias são constituídas dos seguintes elementos:

    • Elemento de não dominância;

    • Elemento da cidadania;

    • Elemento numérico

    • Elemento da solidariedade entre seus membros para que sejam preservadas as suas culturas, tradições, religião ou idiomas. Estes elementos podem ser vistos por Francesco Capotorti em sua obra Study on the Rights of Persons Belonging to Ethnic, Religious and Linguistic Minoritie adota a seguinte definição:

    "Um grupo numericamente inferior ao resto da população de um Estado, de uma posição não dominante, cujos membros - sendo nacionais do Estado, possuem características étnicas, religiosas ou linguísticas diferentes das do resto da população e mostram, ao menos implicitamente, um sentimento de solidariedade, dirigido no sentido de preservar a sua cultura, tradições, religião ou língua"

    Fonte: "Diferenciação entre minorias e grupos vulneráveis" - Ana Flávia Trevisan e Sérgio Tibiriçá Amaral - Artigo

    Exemplos: São exemplos de minorias atualmente, negros, indígenas, imigrantes, homossexuais, sem teto, sem terra, feministas, idosos, moradores de vilas (ou favelas), portadores de deficiências e moradores de rua. 



  • Fonte: http://ead.senasp.gov.br/modulos/educacional/conteudo/00992/paginas/AtuacaoPolicialFrenteGruposVulneraveis_Mod2.pdf
     
    Somente depois da Segunda Guerra Mundial é que se começou a pensar nas minorias. Foi com a Declaração Universal de 1948 que se pensou na proteção internacional do ser humano, ou seja, que os direitos humanos tinham como destinatários à humanidade.

    Grupo de vulnerável é o conjunto de pessoas que por questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência e orientação sexual, tornam-se mais suscetíveis à violações de seus direitos. Classificados em: mulheres; crianças e adolescentes; idosos; população de rua; pessoas com deficiência física ou sofrimento metal e comunidade LGTB.

    Grupo de minoria: grupo de cidadãos de um Estado, constituindo uma minoria numéria e em posição não dominante no Estado, dotada de caracteristicas étnicas, religiosas ou linguisticas que diferem daquelas da maioria da população, tendo um senso de solidariedade um para com o outro, motiva, senão implicitamente, por vontade coletiva de sovreviver e cujo objetivo é conquistar igualdade com a maioria, nos fatos e na lei (a ONU não institui um conceito universal) Ex: índios, ciganos, budistas, muçulmanos, espíritas, praticantes de candomblé (aspectos étnicos, linguísticos e religiosos).

    Obs.: os grupos vulneráveis podem fazer parte de uma minoria etnica, mas, dentro dessa minoria, tem uma caracteristica que as difere das demais e torna parte de outro grupo. 

    RESPOSTA: A

  • É impressão minha ou a D também esta certa?


  • Uma minoria é constituída por um grupo, de forma geral, numericamente inferior ao resto da população do Estado. Porém, o número não é por si só capaz de caracterizar uma minoria. Ela precisa possuir uma posição não-dominante no Estado, e seus membros possuírem características étnicas, religiosas ou linguísticas que os diferem do resto da população e geram entre si um sentimento de solidariedade, voltado para a preservação da cultura, tradição, religião ou linguagem.

    Já um grupo vulnerável é formado por um conjunto de pessoas, ligadas por ocorrências fáticas de caráter provisório, o qual não possui identidade, sendo seus direitos violados e /ou ignorados pela sociedade e pelo poder público. Uma diferença importante entre as minorias e os grupos vulneráveis é que estes, geralmente, não se encontram organizados, o que dificulta a possibilidade de exigir do Estado um tratamento melhor.

    Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA A.

  • grupo vulnerável:  Adolescentes e mulheres. / Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental. / População de rua

    Grupo de minoria: Ciganos e praticantes do candomblé./ índios.

  • Negros = Minoria no Brasil? O Brasil é um pais de Negros e Pardos. Cuidado com comentários.

    Negros = Vulneráveis. Colocar negros no mesmo patamar de moradores de rua é no mínimo temerário. Então brancos sem teto são só "hippies" que estão tirando onda?

    O Brasil é enorme (senso comum). Para quem não conhece, a pobreza do sul, poderá pensar que a falta de dinheiro e oportunidades não afeta a população branca.

    Só conheço vulnerável social sem levar em conta seu fenótipo.

    Penso que a resposta correta é a mais condizente com os vacábulos utilizados.

    População de rua = com certeza são vulneráveis. Isso independente do fenótipo.

    Indios = Minoria. Só fazer as contas da população.

    Senso comum não ajuda. 

    Colocar homosexuais como vulneráveis = Perderia a questão.

    Em relação a alternativa "D". Crianças e deficientes (físicos ou mentais) são vulneráveis. Sendo assim, nesta alternativa não há minorias.

    Aos que discordam.......

    Só comentei porque li os outros cometários. Não concordei com a maioria. Contudo, concordei com o gabarito.

    Aos que estão buscando seu lugar no serviço público fica minha torcida.

  • Minorias: têm tratamento especial no ordenamento jurídico (EX: crianças - ECA, idosos, deficientes Estattutos específicos; etc.)

     Vulneráveis: não são minoria necessariamente, mas sofrem em razão de sua condição existencial.

    Logo, "A" as demais apresentam apenas minorias ou vulneráveis exclusivamente.  

  • J.A. Perfeitas colocações e esclarecimentos! Concordo em gênero, número e grau.
  • Gab. A

     

     a) População de rua (vulneráveis) e índios (minoria). 

     

     b) Adolescentes (vulneráveis) e mulheres (vulneráveis). 

     

     c) Ciganos (minoria) e praticantes do candomblé (minoria).

     

     d) Crianças (vulneráveis) e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental (vulneráveis).

     

     e) Homossexuais (vulneráveis) e idosos (vulneráveis).

     

    Bons estudos e grande abraço.

     

  • Diabo é isso. Nammm

  • Assertiva A

    no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.

    População de rua e índios

  • Comentário da professora:

    Uma diferença importante entre as minorias e os grupos vulneráveis é que estes, geralmente, não se encontram organizados, o que dificulta a possibilidade de exigir do Estado um tratamento melhor.

    Exemplo: População de rua

    Medite....Com o machado na mão !!

  • Discordo do gabarito, uma vez que a alternativa "b" compreende corretamente o enunciado da questão. Explique-se: minorias não são caracterizadas pela quantidade destes no país e sim pela sua estigmatização e exclusão social. Uma das melhores definições sobre o conceito de minorias foi elaborada pelo sociólogo alemão L. Wirth, que define minoria como “um grupo de pessoas que, por causa de suas características físicas ou culturais, são isoladas das outras na sociedade em que vivem, por um tratamento diferencial e desigual, e que por isso se consideram objetos de discriminação coletiva”.

    Mulheres são sim minorias sociais e a explicação é obvia. Adolescentes por sua vez, são vulneráveis absolutamente e relativamente no critério legal e vulneráveis no critério psicológico.

    Neste sentido, havendo mais de uma alternativa correta para a questão, na qual atualmente cabe anulação.

  • GAB. A

    População de rua (VULNERÁVEIS) e índios(MINORIA).