SóProvas


ID
1168363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere uma relação R seguindo o modelo de dados relacional com os campos atômicos F,G,H,J,K, onde F,G compõem a chave primária. Sabe-se que as seguintes dependências funcionais, e apenas essas, são válidas:

F,G → H
F,G → K
F,G → J
H → J

Dessa forma, a relação R

Alternativas
Comentários
  •  c)está na 2FN e não está na 3FN

    O proposito de 3FN é eliminar dependencias transitivas (indiretas, onde A -> B; B-C; destarte A->C). ou dependencias de atributos nao-chave. 

    A presença de H → J indica que nao houve 3FN porque H é referenciado pela chave composta F,G, fazendo com que J seja tenha uma dependencia transitiva com F,G

  • Na verdade, não há 3FN porque há dependência transitiva entre H e J, já que H é um atributo não chave que está determinando outro atributo não chave.

     

    Com relação à chave F,G, não há problemas, pois todos os campos não chave são determinados pela totalidade da chave primária composta.

     

    Por isso a relação está na 2FN e não está na 3FN. 

  • O comentário do Gloomy Gulch foi ótimo, mas o Sávio Carneiro consegui ser maravilindo.

  • O enunciado diz que os campos da tabela são atômicos, então essa tabela está pelo menos na 1FN.

    Em relação à 2FN, veja que não há nenhuma dependência funcional parcial, ou seja, não há nenhuma dependência em relação a somente F ou somente G. Todas as dependências em relação à chave primária se dão com a chave completa (F,G).

    Por fim, podemos ver que a tabela não está na 3FN, já que há uma dependência transitiva. O jeito mais fácil de identificar esse tipo de dependência é ver se existe uma dependência funcional de um atributo não chave em relação a outro. Veja que H -> J se encaixa nesse critério, já que H não é um atributo chave.

    Resposta letra C.