SóProvas


ID
1168870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere à política externa da China, da Índia e do Japão e às suas relações com o Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes.


As relações entre Brasil e Japão remontam ao século XIX, quando aportaram no Brasil as primeiras famílias de imigrantes japoneses. Os importantes vínculos humanos levaram os governos a ampliar continuamente a cooperação nos campos financeiro, trabalhista, educacional e previdenciário, o que facilitou a vida dos cerca de duzentos mil brasileiros residentes no Japão.

Alternativas
Comentários
  • A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, portanto século XX, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.
    São cerca de 215 mil brasileiros residentes no Japão (dados de fevereiro de 2012).


  • As relações entre Brasil e Japão iniciaram antes da chegada dos imigrantes. Em novembro de 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, foram oficializadas as relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil.

  • Inicialmente o gabarito da questão foi dado como correto, porém houve anulação sendo apresentada a seguinte justificativa:

    "Deferido com anulação. O julgamento do item foi prejudicado, uma vez que aponta, como início das relações bilaterais entre o Brasil e o Japão, o fim do século XIX e completa essa informação afirmando que tal fato se deu quando aportaram no Brasil as primeiras famílias de imigrantes japoneses. Embora a historiografia oficial tenha estabelecido 1908 como a data em que o primeiro navio japonês, o Kasato Maru, chegou ao porto de Santos, com 781 famílias de imigrantes, inaugurando a imigração japonesa, há evidencias, ainda que escassas, de que a chegada dos primeiros imigrantes tenha ocorrido, de fato, ainda no século XIX, como afirmado no item. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação."