-
As divisões teóricas do campo das Relações Internacionais, não são consensuais, havendo uma razoável quantidade de terminologias para expressá-las.
No Manual de Política Internacional, disponbilizado pela FUNAG, optou-se por agrupar as teorias conforme as linhas clássicas da ciência política: o realismo, o liberalismo e o marxismo.
O Realismo é conhecido como a mais tradicional abordagem teórica das Relações Internacionais. O Realismo Político sistematiza suas preocupações em torno de dois conceitos chave: o poder e o conflito.
Ratzel foi um dos primeiros geógrafos a trabalhar com a questão do poder das sociedades nas relações com seus espaços, portanto ele é reconhecido como o fundador da Geografia Política. Para Ratzel, o poder é algo fundamental para o Estado, e a Geografia Política Clássica contribui de modo muito efetivo para que ele se manifeste e possa ser utilizado.
Ratzel afirmou que o Estado, ─ sequioso de poder, e que almejasse viver em paz, sem ameaças a sua integridade, deveria possuir uma grande extensão territorial, e mantê-la, além de buscar sua expansão para alcançar seu espaço vital.
-
O correto enunciado da questão seria: As leis do crescimento especial dos Estados enunciadas por Ratzel RATIFICAM (ratificar:conformar, comprovar, validar algo) os princípios básicos do realismo político.
O Obra de Ratzel propõe quase que uma legitimação do expansionismo de Bismarck - chanceler alemão da época -, que era embasado numa política agressiva e expansionista.
Foi também Ratzel o criador do conceito "espaço vital" - que afirma a necessidade de expansionismo de uma população e/ou seu país para suprir sua necessidades básicas, justificando perfeitamente o imperialismo.
-
Pessoal, Juliana Moraes está equivocada em relação a Bismarck e à sua
relação com a obra de Ratzel. Desconsideram o que ela afirmou. Na
realidade, ao final do século XIX, Bismarck não mais é o Chanceler
alemão. Além disso, a gestão de Bismarck não foi expansionista e não foi
agressiva! Ao contrário, Bismarck declarou que a Alemanha, após as
guerras de unificação, era uma "potência satisfeita", um dos pilares da
Realpolitik. Bismarck, na verdade, buscou o status quo europeu por meio
de um Sistema de Alianças. Com a saída de Bismarck em 1890, inicia-se a
Weltpolitik, essa, sim, mais assertiva, inspirada no Lebensraum (Espaço
vital) de Ratzel.
-
A geografia de Ratzel foi um poderoso instrumento de legitimação dos desígnios expansionistas da Alemanha recém-criada no então século XIX. Com a elaboração do conceito de espaço vital, o geógrafo defendia que o território de um Estado representava as condições de trabalho e existência de uma sociedade. Nesse sentido, o expansionismo seria algo natural e inevitável em uma sociedade que progride, uma vez que o progresso demandaria mais território para ser viabilizado. O Realismo político, desenvolvido por autores como Maquiavel e Hobbes, dentre outros, tem como princípios básicos a centralidade do Estado como ator no sistema internacional, a prioridade dos temas relacionados à segurança, com a guerra e o expansionismo sendo centrais, e a desconsideração de valores éticos ou morais na condução da política estatal. Percebe-se que a geografia ratzeliana e o Realismo político são bastante convergentes. Dessa forma, a questão está errada, pois a teoria de Ratzel não retifica os princípios básicos do realismo. Retificar significa corrigir, contradizer. Se o verbo utilizado tivesse sido ratificar (confirmar), ao invés de retificar, a questão estaria certa.
Gabarito : Errado
-
Errei porque li "ratificam" ao invés de "retificam"!
Pressa e falta de atenção :-(
-
Errada !
-
Não é a primeira vez que essa Juliana comenta desinformação, parece-me má fé para atrapalhar os colegas.
-
Sinto muito Tom, mas a Juliana está certa. Ela disse legitima - fato posterior. E você poderia ler mais sobre Bismarck e a formação do Estado Alemão. Não detone gratuitamente as pessoas sem ter certeza do que fala.
-
Trecho de um comentário (de outra questão) da professora Melina Campos Lima, daqui do QC: "Dessa forma, a teoria ratzeliana respaldava o ímpeto expansionista dos Estados, considerando-o natural e inevitável. No contexto histórico em que viveu, a teoria de Ratzel legitimava o imperialismo alemão (bismarckiano), sua terra natal. "
Então de fato a Juliana Moraes está correta no comentário dela, o qual o colega Tom Cesar pediu para que fosse desconsiderado.
-
Só pra deixar claro, a Juliana, que o colega falou para ser desconsiderada, justificou a questão exatamente do jeito que a professora o fez. Aos não assinantes: a justificativa da Juliana é que vale!
-
Gabarito: ERRADO
Outra questão para ajudar no entendimento:
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata - Prova 1
Por considerar o Estado como organismo vivo, a geografia política ratzeliana contradiz o paradigma do realismo político. ERRADO