SóProvas


ID
1169002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        Se necessário for definir um paradigma para a geopolítica desde que se constituiu como disciplina, certamente este seria o do realismo, no campo das relações internacionais. A obra de Friedrich Ratzel, teorizando geograficamente o Estado (1897), constitui uma fonte crucial para a análise das relações entre o Estado e o poder.

        B. Becker. A geopolítica na virada do milênio. In: Geografia: conceitos e temas, Castro et al. (Orgs.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 273 e 277 (com adaptações).


Acerca do paradigma mencionado no fragmento de texto acima e de suas relações com a obra político-geográfica de Friedrich Ratzel, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Por reconhecer a exclusividade dos Estados como atores internacionais, o realismo político coaduna-se com os parâmetros da geopolítica clássica.

Alternativas
Comentários
  • Nas teorias realistas das relações internacionais, que reivindicam um caráter objetivo, empírico e pragmático, o Estado é colocado no centro das discussões, pois se considera que o Estado é o ator principal das relações internacionais. 

  • Tanto o realismo político quanto a geopolítica clássica reconhecem o Estado como exclusivo agente internacional, a ponto desta última ser rotulada como teoria "estadocêntrica". 

    "O realismo político, balizador da geopolítica clássica, apresenta, pelo menos, três características essenciais: a) política interna e política internacional são consideradas áreas distintas e independentes entre si; b) somente os Estados são reconhecidos como atores internacionais; e c) o poder traduzido na possibilidade de usar a força é a sua obsessão." (Bertha Becker, Manual do Candidato: Geografia, p. 143)

  • A geopolítica clássica se preocupou, em linhas fundamentais, a associar o Estado a elementos que lhe permitissem conquistar mais poder, o que significa que a expansão estatal e o controle de espaços estratégicos, como vias de comunicação, seriam a base do interesse nacional e deveriam guiar a ação dos Estados. Ratzel, Karl Haushofer e Mackinder estão entre os principais nomes da geopolítica clássica, a qual foi extremamente influenciada por princípios do Realismo político, que considera os Estados como os principais atores do sistema interestatal e explica os ímpetos expansionistas dos Estados como sendo natural e inerente à própria estrutura de poder. A questão, portanto, está certa. 
  • Se, assim como eu, você errou por pensar que primazia do Estado nas R.I. não é sinônimo de exclusividade e, assim como eu, pensou que a banca estava extrapolando a teoria nessa questão...  Bom, aqui vai minha solidariedade. 

  • certo

     

  • Estado como ator principal e não como ator exclusivo. ;(
  • É SÓ LEMBRAR DO CONSORCIO NORDESTE BUSCANDO INVESTIMENTOS NA CHINA E EUROPA SEM AVAL DO CHEFE DO EXECUTIVO FEDERAL QUE ACERTA...

  • Aos não assinantes.

    Gab.: CERTO.