SóProvas


ID
1169008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        Karl Haushofer era militar de carreira, mas sua saúde frágil tornou-lhe difícil o exercício de comando na guerra. Ele se orientou, então, para as funções do Estado-Maior. E serve, por isso, de 1908 a 1910, como adido militar em Tóquio. Ele é, assim, iniciado à geopolítica dos militares e à dos diplomatas.

                 P. Claval. Géopolitique et géoestratégie. Paris: Nathan, 1994, p. 25 (com adaptações).


Em relação à hipótese geoestratégica do poder mundial elaborada por Karl Haushofer, julgue (C ou E) os itens subsequentes.


A panregião da Euráfrica, sob liderança alemã, englobava a Rússia, subordinada aos imperativos geopolíticos das potências europeias.

Alternativas
Comentários
  • Haushofer (1869-1946), geopolítico alemão, advogava uma aliança da Alemanha com a Rússia e o Japão, que deveriam ajustar suas respectivas esferas de influência e formar uma nova constelação de poder na Eurásia. Na visão de Haushofer, esta partilha levaria à constituição de três grandes áreas supercontinentais denominadas pan-regiões: a Euráfrica (englobando Europa, África e Oriente Médio) – submetida à suserania alemã; a Pan-Ásia (abarcando a China, Coréia, Sudeste asiático e Oceânia) – sob domínio japonês; e, entre ambas, a Pan-Rússia (gigantesca zona-tampão formada pela Rússia, Irã e Índia) – tutelada pela ex-União Soviética. Finalmente, o general-geógrafo alemão concebia ainda uma quarta pan-região — a Pan-América —, que englobava todo o continente americano sob o domínio dos EUA 

  • Haushofer foi um geopolítico alemão que teve bastante influência no expansionismo germânico desde o final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial. Uma de suas teorias defendia uma aliança entre Alemanha, Rússia e Japão, que, por meio da divisão territorial do mundo por áreas de influência, dominariam o sistema internacional. Essas áreas seriam chamadas de pan-regiões e cada um dos três países lideraria uma delas, além dos Estados Unidos, que seriam os líderes da pan-América, quarta pan-região. A Euráfrica (Europa, África e Oriente Médio) ficaria sob domínio alemão; a Pan-Ásia (China, Coreia, Leste asiático e Oceania) ficaria sob domínio japonês; e, por fim, entre essas duas regiões, funcionando como território tampão, encontrar-se-ia a Pan-Rússia (Rússia, Irã e Índia), a qual seria dominada pela Rússia. Dessa forma, a questão está errada, pois a pan-região Euráfrica não englobava a Rússia e esse país seria um dos líderes mundiais, e não subordinado aos imperativos geopolíticos das potências europeias. 

    Gabarito : Errado.

  • Questão Errada.

  • Conforme as explanações de Mello (1999, p.79): ―O haushoferismo advogava uma aliança da Alemanha com a Rússia e o Japão, que deveriam ajustar suas respectivas esferas de influência e formar uma nova constelação de poder na Eurásia‖. Na visão de Haushofer, esta partilha levaria à constituição de três grandes áreas supercontinentais denominadas pan-regiões: a Euráfrica (englobando Europa, África e Oriente Médio) – submetida à suserania alemã; a Pan-Ásia (abarcando a China, Coréia, Sudeste asiático e Oceânia) – sob domínio japonês; e, entre ambas, a Pan-Rússia (gigantesca zona-tampão formada pela Rússia, Irã e Índia) – tutelada pela ex-União Soviética. Finalmente, o general-geógrafo alemão concebia ainda uma quarta pan-região — a Pan-América —, que englobava todo o continente americano sob o domínio dos EUA