SóProvas


ID
1169014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia

        Karl Haushofer era militar de carreira, mas sua saúde frágil tornou-lhe difícil o exercício de comando na guerra. Ele se orientou, então, para as funções do Estado-Maior. E serve, por isso, de 1908 a 1910, como adido militar em Tóquio. Ele é, assim, iniciado à geopolítica dos militares e à dos diplomatas.

                 P. Claval. Géopolitique et géoestratégie. Paris: Nathan, 1994, p. 25 (com adaptações).


Em relação à hipótese geoestratégica do poder mundial elaborada por Karl Haushofer, julgue (C ou E) os itens subsequentes.


A formação das panregiões impedia a consolidação de espaços autárquicos, devido às diversas faixas latitudinais dessas áreas de influência estratégicas.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Becker (1995: 279): a escola alemã conduzida pelo major Haushofer, idealizou a formação de pan-regiões como forma de, através da complementaridade de recursos produzidos em climas, alcançar a autarquia. 

    Fonte: Manual de Geografia - FUNAG

  • As pan-idéias, em volta das quais seria organizado o mundo, eram o pan-asiatismo (propugnado e praticado pelo Japão, come será visto), o pan-islamismo (ao qual então foi dedicada escassa atenção, à diferença do que hoje ocorre), o pan-americanismo (identificado com a Doutrina Monroe) e, enfim, naturalmente, o pan-europeismo. Com base nessa visão, Haushofer propunha criar algumas grandes áreas de dimensões continentais que, de Norte a Sul, compreendessem, cada uma, uma zona ártica, uma temperada e uma tropical. Isto permitiria a cada pan-região ser auto-suficiente: surge aqui o conceito de "autarquia" (autarké, não autarché), que estava destinada a ter aplicação também na Itália fascista. Cada pan-região estaria constituída por Estados periféricos, fornecedores de matérias primas, e por um Estado-guia: na pan-região americana, os Estados Unidos; na asiática, o Japão; na européia, a Alemanha.

  • A formação das pan-regiões visava justamente a permitir a formação e consolidação de espaços autárquicos, que pudessem estar sob a liderança da Alemanha ou de aliados germânicos. Conforme se lê no Manual de Geografia da FUNAG para o CACD, "Segundo Lorot (1995:28), a “geopolítica alemã é o prolongamento natural da geografia política de Friedrichk Ratzel e de Rudolf Kjellén. Karl Haushofer lhe tomou de empréstimo vários conceitos, notadamente o de lage (situação) e a de raum (espaço). Trata-se de uma hipótese sobre o poder terrestre, orientada por uma ordem internacional idealizada a partir da perspectiva de assegurar, a algumas potências, zonas de influência bastante extensas, ou seja, efetivos espaços autárquicos controlados por Estados específicos". A questão está, portanto, errada. 
  • Questão ERRADA. 

  • Inspiração Ratzeliana, #lebensraum.

  • questão ERRADA - é exatamente o contrário. A ideia de Haushofer de pan-regiões baseia-se no princípio de autarquia, na medida em que cada Estado suserano conseguiria controlar todos os recursos possíveis de seu território, não havendo, nesse caso, dependência externa. Logo, se cada potência encontra tudo o que necessitava em sua pan-região, não havia estímulo para avançar sobre a região alheia - caso de potências simétricas que entenderiam que o custo de se expandir e uma provavelmente guerra não era atrativo. determinou as seguintes pan-regiões: euráfrica, onde Alemanha seria a potência (obs. poderia haver uma pan-região britânica fragmentada)/ pan-americana - Estados Unidos, pan-russia, e uma zona de co-prosperidade asiática liderada pelo japão