-
Apesar da Alemanha ter uma marinha moderna, nunca consegui exercer uma supremacia naval no mundo, como foi o caso do Império Britânico e atualmente dos EUA.
-
Em suma, Haushofer diz, a política externa repousa sobre o espaço vital. A partir dessa ideia geral, desenvolve uma estratégia política para os Estados, que leva em conta, necessariamente, a correspondência ideal entre a densidade populacional, os projetos de plena realização econômica e cultural das nações e a base territorial, indispensável ao pleno desenvolvimento de cada país.
Fonte: Manual de Geografia - FUNAG
-
O geopolítico alemão Haushofer desenvolveu sua teoria principalmente baseada na importância do poder terrestre, baseando seus estudos em conceitos como espaço vital e pan-regiões. O geopolítico que mais desenvolveu a importância do poder naval foi o americano Alfred Mahan, e não Haushofer. Segundo manual de geografia da FUNAG para o CACD, "Em suma, ele [Haushofer] diz, a política externa repousa sobre o espaço vital. A partir dessa ideia geral, desenvolve uma estratégia política para os Estados, que leva em conta, necessariamente, a correspondência ideal entre a densidade populacional, os projetos de plena realização econômica e cultural das nações e a base territorial, indispensável ao pleno desenvolvimento de cada país". A questão está, portanto, errada.
-
Gabarito: ERRADO
O teórico do poder marítimo é o Almirante Alfred Mahan.
-
Haushofer = #poder terrestre #espaço vital #pan-regiões :)
-
Assertiva errada.
Karl Haushofer= Importância do poder terrestre.
Alfred Mahan= Importância do poder naval