Algumas características básicas de cidades globais são:
- Familiaridade internacional;
- Influência e ativa participação em eventos internacionais. Por exemplo, a cidade de Nova Iorque sedia a Organização das Nações Unidas e em Bruxelas, se encontram as sedes da Organização do Trtado do Atlântico Norte e da União Europeia;
- Uma grande população, pelo menos um milhão de habitantes, muitas vezes, tendo vários milhões de habitantes;
- Um aeroporto internacional de grande porte;
- Um sistema avançado e eficiente de transportes. Isto inclui vias expressas, rodovias, e transporte público;
- Qualidade de vida;
- Sedes de grandes companhias, conglomerados e multinacionais;
- Sede de instituições educacionais, como universidades;
- Uma bolsa de valores que possua influência na economia mundial;
- Presença de redes multinacionais e instituições financeiras de grande porte;
- Infraestrutura avançada de comunicações;
- Presença de grandes instituições de artes, como museus;
- Grande influência econômica no mundo;
- Expressivo número de bilionários.
Cidades globais são aquelas que têm capacidade de influência mundial. Como exemplos, podem-se citar Nova York, Tóquio, Londres, São Paulo, dentre outras. Essas cidades têm um poder considerável de atrair população, pois todos os setores da economia exercem ao menos parte de suas atividades nelas. São centros onde todo tipo de serviço é prestado e onde o comércio é mais abundante. Isso leva as pessoas a considerarem as cidades globais como lugares onde há mais oportunidades. Ademais, a concentração da prestação de serviços especializados, que não podem ser encontrados em outros locais, como nas áreas da saúde, educação e tecnologia, é outro fator de atração. Toda essa convergência de funções inerentes às cidades globais é um elemento chave para explicar a elevada densidade demográfica desses locais, a qual é essencial para explicar a própria dinâmica de funcionamento e influência dessas cidades. A questão está certa.
Comentário do professor: Cidades globais são aquelas que têm capacidade de influência mundial. Como exemplos, podem-se citar Nova York, Tóquio, Londres, São Paulo, dentre outras. Essas cidades têm um poder considerável de atrair população, pois todos os setores da economia exercem ao menos parte de suas atividades nelas. São centros onde todo tipo de serviço é prestado e onde o comércio é mais abundante. Isso leva as pessoas a considerarem as cidades globais como lugares onde há mais oportunidades. Ademais, a concentração da prestação de serviços especializados, que não podem ser encontrados em outros locais, como nas áreas da saúde, educação e tecnologia, é outro fator de atração. Toda essa convergência de funções inerentes às cidades globais é um elemento chave para explicar a elevada densidade demográfica desses locais, a qual é essencial para explicar a própria dinâmica de funcionamento e influência dessas cidades. A questão está certa.