SóProvas


ID
1169035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        Turistas, funcionários e gestores de empresas circulam pelo mundo, mas a maior parte dos que se deslocam por um tempo mais longo é constituída de migrantes internacionais. A pobreza é a principal causa da mobilidade, mas as defasagens entre sociedades jovens e em processo de envelhecimento, os conflitos, a difusão da informação, a redução dos custos de transporte e as demandas de mão de obra nos países do Norte alimentam os desejos de partida.

                M-F Durand et al. Atlas da mundialização. Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 28.


Acerca das migrações internacionais na atualidade, julgue (C ou E) os itens subsequentes.


As migrações são cada vez mais circulares; a Espanha, por exemplo, é um país de emigração, sobretudo de migrações empresariais, um país de trânsito para os africanos que vão para a França e um país de imigração do Marrocos e da Romênia.

Alternativas
Comentários
  • A Espanha é um país de emigração, sobretudo para as migrações empresariais para países do Norte ou da América Latina; um país de trânsito para os africanos que vão para a França; e um país de imigração do Marrocos, da Romênia ou da América andina.

    Mitos da população mundial. Gérard-François Dumont. Professor da Universidade de Paris-Sorbonne e presidente da revista Population & Avenir.
    Disponível em http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=961
  • A Espanha foi um dos países duramente afetados pela crise internacional que se iniciou em 2008/2009. Chegou a ter aproximadamente 50% de sua população jovem desempregada no auge da crise. Isso impulsionou a emigração do país. Sendo parte da União Europeia, muitos espanh'is deixaram a Espanha em busca de oportunidades de emprego e imigraram para países integrantes do bloco, o que é legal tendo em vista que a livre circulação de mão de obra é um dos pilares da União Europeia. Ao mesmo tempo, a Espanha se encontra perto do continente africano, sendo que a distância no ponto mais estreito entre os dois continentes é de cerca de 15 quilômetros, entre Marrocos e Espanha. Isso acaba funcionando como um incentivo à imigração ilegal de africanos para a Europa. Como muitos dos países do norte da África têm laços culturais mais próximos com a França, pela colonização, a Espanha acaba funcionando como porta de entrada da maioria desses africanos, que têm como destino final o território francês. Por fim, há muitos marroquinos e romenos que escolhem a Espanha como destino final de imigração. O fluxo Romênia-Espanha, por exemplo, foi abordado no relatório da ONU sobre migrações de 2013. A questão, portanto, está certa.
  • Autor: Melina Campos Lima , Profª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

    A Espanha foi um dos países duramente afetados pela crise internacional que se iniciou em 2008/2009. Chegou a ter aproximadamente 50% de sua população jovem desempregada no auge da crise. Isso impulsionou a emigração do país. Sendo parte da União Europeia, muitos espanh'is deixaram a Espanha em busca de oportunidades de emprego e imigraram para países integrantes do bloco, o que é legal tendo em vista que a livre circulação de mão de obra é um dos pilares da União Europeia. Ao mesmo tempo, a Espanha se encontra perto do continente africano, sendo que a distância no ponto mais estreito entre os dois continentes é de cerca de 15 quilômetros, entre Marrocos e Espanha. Isso acaba funcionando como um incentivo à imigração ilegal de africanos para a Europa. Como muitos dos países do norte da África têm laços culturais mais próximos com a França, pela colonização, a Espanha acaba funcionando como porta de entrada da maioria desses africanos, que têm como destino final o território francês. Por fim, há muitos marroquinos e romenos que escolhem a Espanha como destino final de imigração. O fluxo Romênia-Espanha, por exemplo, foi abordado no relatório da ONU sobre migrações de 2013. A questão, portanto, está certa

  • Queria saber a razão da imigração de romenos para a Espanha. Parecência do idioma? A matéria abaixo é antiga, mas explica um pouco. Tem muito romeno por lá.

    https://www.cartacapital.com.br/internacional/em-decisao-inedita-espanha-fecha-as-portas-para-a-romenia

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Desculpem, pessoal, aceito a informação que existe entrada e saída de migrantes pelos mais diversos motivos, mas de onde vem esse conceito de "circular"? Para ser circular, em algum momento, o fluxo volta a passar pelo mesmo ponto, e não é isso que ocorre com as correntes migratórias pelo que está colocado na questão; simbolicamente, é mais um conjunto fechado (Espanha) cujas entradas e saídas têm (aproximadamente) soma zero, mas não se pode afirmar que um conjunto de fluxos de soma zero seja circular...

  • imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro.

    emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem.

    E sempre bom saber esses Dois Conceitos.

    Gab :C

    FOCOPMAL 2021