SóProvas


ID
1169038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        Turistas, funcionários e gestores de empresas circulam pelo mundo, mas a maior parte dos que se deslocam por um tempo mais longo é constituída de migrantes internacionais. A pobreza é a principal causa da mobilidade, mas as defasagens entre sociedades jovens e em processo de envelhecimento, os conflitos, a difusão da informação, a redução dos custos de transporte e as demandas de mão de obra nos países do Norte alimentam os desejos de partida.

                M-F Durand et al. Atlas da mundialização. Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 28.


Acerca das migrações internacionais na atualidade, julgue (C ou E) os itens subsequentes.


Ainda que estejam mundializadas, as migrações se regionalizaram; as regiões migratórias não abarcam continentes, mas correspondem a sistemas regionais em que há complementaridade entre a demanda e a oferta de trabalho e de população.

Alternativas
Comentários
  • O relatório da ONU de 2013 sobre migrações revela que, de fato, houve uma regionalização das migrações internacionais, em que o fluxo intra-continente foi significativamente mais expressivo do que o fluxo entre continentes. Segundo o relatório,  "In 2013, the majority of all migration occurred within major areas rather than across major areas. The majority of all international migrants residing in Africa (82 per cent), Asia (76 per cent), Europe (52 per cent) and Latin America and the Caribbean (64 per cent) were also born in that major area". Isso só não ocorreu na América do Norte e na Oceania, onde o número de imigrantes que se destinaram a essas áreas era majoritariamente originário de outras regiões. A questão, portanto, está certa. 
  • Gabarito: Certo

     

    "Estas migrações regionais de complementação de mão de obra ocorrem, por exemplo, de países do Mercosul para o Brasil, do sudeste asiáticob para o Golfo Pérsico, da China para o sudeste asiático; de Zimbábue, Botsuana e Moçambique para África do Sul, e etc."

     

    Fonte: Alexandre Vastella - Estratégia Concursos

     

  • Aí os caras pegam um livro, o autor escreve qualquer coisa, e vira verdade. "as regiões migratórias não abarcam continentes".

    Haitiano para o Brasil, Asiáticos para a Austrália. Árabes para a Europa. Africanos para a Europa.

    Até pode ter regionalização, mas existe juntamente com a intercontinental. Por favor, que coisa absurdamente errada.

  • A dica é contextualizar e interpretar adequadamente a questão. É claro que existe a migração intercontinental, vale lembrar que geralmente consiste em uma etapa fim da migração regional, etapa meio em decorrência das facilidades fronteiriças,  de localização e outros aspectos sociais, culturais , políticos e econômicos. Portanto , a migração regional ocorre em maior escala que a intercontinental.

  • Típica questão do CESPE, que pega um trecho de um livro de um autor qualquer, fora de contexto, e transforma em verdade absoluta. Difícil de lidar, mas acontece muito.

    "As regiões migratórias não abarcam continentes" poderia significar que não engloba o continente todo, ou que são somente regionais (o que estaria errado). Prejudica demais o julgamento objetivo.

    Além disso, essa complementariedade que cita a afirmativa nem sempre é presente. Nas migrações de países como a Síria a motivação é totalmente ligada à crise humanitária e nada tem a ver com demanda populacional ou de mão de obra.

    Sabendo o Gabarito é fácil dizer como deveria ser feita a análise, na base da "engenharia reversa". Todavia, olhando de um olhar macro, fica claro que a questão é muito subjetiva.

  • Questão desatualizada, na minha opinião.

  •  achei forçado o "há complementaridade entre a demanda e a oferta de trabalho e de população", da impressão que as migrações só ocorrem por motivos de demanda e oferta da força de trabalho.

  • Pelamordedeus! Como assim não abarcam continentes? Vai ter esforço interpretativo para considerar certa lá longe! Se houve regionalização intracontinental da migração, tudo ok, mas daí delimitar uma região migratória a um continente é forçar a barra demais. A CESPE adora o Milton Santos... cadê nessa questão os seus conceitos de território e espaço? Piada...

  • Gabarito ERRADO

    Impossível ser CERTO.

  • Trazendo o comentário da professora Melina Campos Lima:

    "O relatório da ONU de 2013 sobre migrações revela que, de fato, houve uma regionalização das migrações internacionais, em que o fluxo intra-continente foi significativamente mais expressivo do que o fluxo entre continentes. Segundo o relatório,  "In 2013, the majority of all migration occurred within major areas rather than across major areas. The majority of all international migrants residing in Africa (82 per cent), Asia (76 per cent), Europe (52 per cent) and Latin America and the Caribbean (64 per cent) were also born in that major area". Isso só não ocorreu na América do Norte e na Oceania, onde o número de imigrantes que se destinaram a essas áreas era majoritariamente originário de outras regiões. A questão, portanto, está certa. "

  • Concordo que existem, mas não dá para afirmar categoricamente, como pretende a questão, que não existe migração entre continentes, nem tampouco que não existe migração por motivos que não seja o demanda e oferta de trabalho, assim como não dá para afirmar que não existe migração por melhores condições de vida e de trabalho (mesmo havando trabalho nas duas pontas)...

  • "Complementaridade entre a demanda e a oferta de trabalho e de população"... hm, tenho minhas  sérias dúvidas...

     

  • Atenção, galera: em nenhum momento a questão afirma que não há migrações intercontinentais!

    Releiam o texto: "Turistas, funcionários e gestores de empresas circulam pelo mundo, mas a maior parte dos que se deslocam por um tempo mais longo é constituída de migrantes internacionais(...)"

    Releiam a assertiva: "Ainda que estejam mundializadas, as migrações se regionalizaram; as regiões migratórias não abarcam continentes, mas correspondem a sistemas regionais em que há complementaridade entre a demanda e a oferta de trabalho e de população".

    Ou seja, a migração é um fenômeno mundial e os migrantes circulam pelo mundo.

    Acho que o problema da questão é a terminologia "regiões migratórias". O que caracteriza uma região migratória? O erro da questão deve estar aí. Acredito que se trata de uma região com fluxo mais intenso de migrações ("sistemas regionalizados", conforme a assertiva).

  • Esse tipo de questão me faz pensar em fraude, pois quem estuda erra. Só acerta quem tem o gabarito na mão ou quem chuta e pensa que sabe.

  • questão muito vaga ,a banca decide ...

  • HIPOTESES DE INTERRUPÇÃO QUE NÃO SE ESTENDEM AOS COAUTORES:

    • Início ou continuação do cumprimento de pena (PPE) 
    • pela reincidência (PPE)