SóProvas


ID
1169053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

         Integração econômica regional é filha da globalização, é um fato da realidade mundial do momento. É um acontecimento que se reflete nas relações internacionais dos países. Muitas decisões hoje são tomadas de forma conjunta nos fóruns internacionais pelos países que pertencem a uma integração econômica regional. A geografia está ditando esse caminho.

                  A. Menezes e P. Penna Filho. Integração regional. Os blocos econômicos nas relações internacionais. Rio de Janeiro: Campus, 2006, p. x.


Acerca da formação e estruturação dos blocos econômicos nas Américas, julgue (C ou E) os itens a seguir.


Nos últimos anos 80, os presidentes George Bush, dos EUA, e Carlos Salinas, do México, estabeleceram um acordo comercial mais profundo entre os dois países, criando uma união aduaneira, dando origem ao NAFTA.

Alternativas
Comentários
  • O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ou NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994. 

    Em 1988, os Estados Unidos e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.

  • Errado. Além do México somente ter entrado nas negociações em 1992, NÃO se pode falar em união aduaneira no âmbito do NAFTA. O NAFTA é uma ZONA DE LIVRE COMÉRCIO, que reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países-membros do bloco. União Aduaneira é um estágio mais avançado de integração. Além dos países eliminarem as tarifas aduaneiras entre si, estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco. Um caso prático é desse exemplo é o Mercosul, mas o NAFTA não.

  • O Tratado Norte-Americano de livre comércio (NAFTA) foi responsável pela criação de uma área de livre comércio, e não de uma união aduaneira, que pressupõe a existência de uma tarifa externa comum, a qual não existe no bloco. Além disso, o NAFTA inclui o Canadá, além dos Estados Unidos e do México. Por fim, o NAFTA entrou em vigor em 1994, e não na década de 1980. A questão, portanto, está errada. 
  • Zona de Livre Comércio (supressão de barreiras alfandegárias) <  União aduaneira (tarifa externa comum) < Mercado Comum (política econômica unificada)

  • Pra n zerarrrr

  • O NAFTA não é uma união aduaneira, esse acordo não possui uma TEC. Sendo assim, não pode ser considerado uma união aduaneira, como o mercosul.