-
Criminologia Clínica se preocupa em conhecer o homem encarcerado como
pessoa. Ela busca, também, conhecer suas aspirações e as verdadeiras
motivações de sua conduta criminosa, bem como tenta conhecer o que ela
representa para o sujeito dentro de seu contexto familiar, ambiental e
histórico.
Para tanto a Criminologia Clínica estuda os fatores sociais e
individuais que promoveram e facilitaram a criminalização por parte do
sistema penal e a vulnerabilidade do encarcerado perante o sistema
punitivo.
FONTE : http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/38943/aspectos-da-criminologia-clinica
-
A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como dapersonalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etimologicamente o termo deriva do latimcrimino (crime) e do gregologos (tratado ou estudo), seria portanto o "estudo do crime".1 É uma ciênciaempírica e interdisciplinar. É empírica, pois baseia-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, a antropologia, o direito, acriminalística, a filosofia e outros.
Os estudos em criminologia se dividem em dois ramos que não são independentes, mas sim interdependentes. Temos de um lado a Criminologia Clínica (bioantropológica) - esta utiliza-se do método individual, (particular, análise de casos, biológico, experimental), que envolve a indução. De outro lado vemos a Criminologia Geral (sociológica), esta utiliza-se do método estatístico (de grupo, estatístico, sociológico, histórico) que enfatiza o procedimento de dedução.
-
“A doutrina dominante entende que a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: criminologia geral e criminologia clínica.
A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.
A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Por derradeiro, ensina-se que a criminologia pode ser dividida em: criminologia científica (conceitos e métodos sobre a criminalidade, o crime e o criminoso, além da vítima e da justiça penal); criminologia aplicada (abrange a porção científica e a prática dos operadores do direito); criminologia acadêmica (sistematização de princípios para fins pedagógicos); criminologia analítica (verificação do cumprimento do papel das ciências criminais e da política criminal) e criminologia crítica ou radical (negação do capitalismo e apresentação do delinquente como vítima da sociedade, tem no marxismo suas bases).”
Trecho de: Nestor Sampaio Penteado Filho. “Manual Esquemático de Criminologia.”
-
Letra C) correta
Segundo Professora Mônica Gamboa:
GERAL: consiste no estudo sistemático da Criminologia, isto é, uma visão ampla, abordando seus principais aspectos.
CLÍNICA (microcriminologia): é o estudo criminológico direcionado ao preso, durante o cumprimento da pena. É realizado por meio da laborterapia prisional, consistindo em uma modalidade de prevenção terciária ( finalidade de evitar a reincidência - tratar o preso)
-
Apenas alerto para não confundirem criminologia clínica de criminologia aplicada
Clinica: aplicação dos conhecimentos para o tratamento dos criminosos. Modalidade de prevenção terciária.
Aplicada: desenvolvimento da criminologia científica e sua aplicação por meios dos profissionais do sistema penal.
A questão não trouxe como hipótese de respota a criminologia aplicada, facilitanto a resolução.
-
A criminologia geral (sociológica) utiliza-se do método estatístico (de grupo, estatístico, sociológico, histórico), que enfatiza o procedimento de dedução. Consiste, com efeito, na sistematização, comparação e classificação dos dados obtidos nas ciências criminais atinentes à prática de crime, à pessoa do criminoso, à pessoa da vítima, ao controle social e à criminalidade. O precursor desse ramo criminológico foi o italiano Enrico Ferri que, no ano de 1892, escreveu a obra "Sociologia Criminale".
A criminologia clínica (bio-antropológica) surgiu da preocupação em enquadrar o autor de um delito em algum tipo patológico. Utiliza-se do método individual (particular, análise de casos, biológico). Caracteriza-se pela utilização dos conhecimentos teóricos como conceitos, princípios e métodos de investigação médicos-psicológicos para o tratamento do criminoso. O expoente no campo antropológico da criminologia foi o psiquiatra italiano Cesare Lombroso, que lançou, no ano de 1876, a célebre obra criminológica denominada "L'Uomo Delinquente", na qual defendia a ideia do criminoso nato, segundo a qual o criminoso nascia com uma predisposição somática para a prática de crimes.
Gabarito do Professor: (C)
-
É a literlidade da doutrina de Penteado Filho:
A doutrina dominante entende que a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: criminologia geral e criminologia clínica.
A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.
A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Penteado Filho, Nestor Sampaio. Manual esquemático de criminologia. São Paulo:Saraiva, 2012.
Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia GERAL que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia CLÍNICA que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
-
Conforme trabalhamos no início da aula, podemos, em resumo, destacar que Criminologia Geral consiste no âmbito teórico (resultados colocados a escrito) da criminologia, enquanto que a Criminologia Clínica (Microcriminologia) consiste basicamente na aplicação prática da criminologia geral. Sendo assim, correta está a alternativa C.
Resposta: C
-
GABARITO: C
“A doutrina dominante entende que a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: criminologia geral e criminologia clínica.
A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.
A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos. Por derradeiro, ensina-se que a criminologia pode ser dividida em: criminologia científica (conceitos e métodos sobre a criminalidade, o crime e o criminoso, além da vítima e da justiça penal); criminologia aplicada (abrange a porção científica e a prática dos operadores do direito); criminologia acadêmica (sistematização de princípios para fins pedagógicos); criminologia analítica (verificação do cumprimento do papel das ciências criminais e da política criminal) e criminologia crítica ou radical (negação do capitalismo e apresentação do delinquente como vítima da sociedade, tem no marxismo suas bases).”
(Fonte: Nestor Sampaio Penteado Filho. Manual Esquemático de Criminologia)
-
A doutrina dominante entende que a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos:
criminologia geral e criminologia clínica.
A criminologia geral consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no
âmbito das ciências criminais acerca do crime, criminoso, vítima, controle social e criminalidade.
A criminologia clínica consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos
criminosos.
-
-> Modalidades/Vertentes da Criminologia:
* Criminologia Geral: Consiste no estudo sistemático da criminologia, isto é, uma visão ampla, abordando seus principais aspectos.
* Criminologia Clínica: É o estudo criminológico direcionado ao preso durante o cumprimento da pena. É realizado por meio da laborterapia prisional, consistindo numa modalidade de prevenção terciária (a única que tem destinatário certo - o preso / objetivando sua ressocialização e com a finalidade de evitar a reincidência).
* Criminologia Acadêmica: Consiste no estudo criminológico com fins pedagógicos e didáticos, fins de ensino (Estudo da criminologia para o concurso / Faculdade / Palestra sobre violência doméstica etc).
* Criminologia Radical: É o trabalho criminológico desempenhado pela escola crítica ou radical (teoria do conflito), a qual atribui ao capitalismo o fator gerador da delinquência (inspiração em Karl Marx).
* Criminalística: É uma disciplina auxiliar das ciências criminais que estuda os vestígios deixados pelo crime através de exames periciais (é o trabalho feito pela polícia científica) - Possui relação indireta com a criminologia.