-
alt. e
A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como dapersonalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etimologicamente o termo deriva do latimcrimino (crime) e do gregologos (tratado ou estudo), seria portanto o "estudo do crime".1 É uma ciênciaempírica e interdisciplinar. É empírica, pois baseia-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões eargumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, a antropologia, o direito, a criminalística, a filosofia e outros.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Criminologia
bons estudos
a luta continua
-
Definição da criminologia científica moderna conforme MOLINA E CALHAU:
" A criminologia cientifica é a ciência empírica e interdisciplinar, com informação válida e segura, relacionada ao fenômeno delitivo, entendido sob o prisma individual e de problema social, como também formas de preveni-lo.Concebe o crime como fenômeno humano, cultural e complexo
fonte: CERS professora Roberta Pedrinha.
-
Métodos: Empirismo e Interdisciplinaridade
- O empirismo consiste em uma doutrina que busca extrair o conhecimento a partir da experiência, mesmo negando princípios de racionalidade.
- O empirismo consubstancia-se na ciência do ser, na Criminologia. Parte da observação e análise do objeto.
- O método Interdisciplinar, o qual se conecta com outros saberes parciais como: a Psicologia, a Sociologia e a Biologia, por conexão.
- O método Interdisciplinar difere do multidisciplinar.
- No método multidisciplinar saberes parciais trabalham lado a lado, fornecendo diferentes informações sobre tema específico.
- No método interdisciplinar saberes parciais se entrelaçam, há cooperação, articulação dos conteúdos que se integram, há reciprocidade de intercâmbios, conexão profunda e enriquecedora.
-
De acordo com Sergio Salomão Shecaira, a criminologia se "se ocupa do estudo do delito, do delinquente, da vítima e do controle social do delito, e, para tanto, lança mão de um objeto empírico e interdisciplinar". Em complemento ao que foi dito, cumpre consignar a manifestação de Luiz Regis Prado acerca dos objetivos da criminologia no seu Curso de Criminologia: "A criminologia tem como principal função o estudo das causas do delito e, secundariamente, busca alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de previni-lo e de controlá-lo.".
Gabarito do Professor: (E)
-
Criminologia: ciência empírica, interdisciplinar e visão indutiva da realidade.
-
De acordo com Sergio Salomão Shecaira, a criminologia se "se ocupa do estudo do delito, do delinquente, da vítima e do controle social do delito, e, para tanto, lança mão de um objeto empírico e interdisciplinar". Em complemento ao que foi dito, cumpre consignar a manifestação de Luiz Regis Prado acerca dos objetivos da criminologia no seu Curso de Criminologia: "A criminologia tem como principal função o estudo das causas do delito e, secundariamente, busca alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de previni-lo e de controlá-lo.".
Gabarito do Professor: (E)
-
A essa altura do campeonato você já deve estar “calejado” em acertar questões como essa. Vale repetir: a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar (o que não se confunde com multidisciplinar, e trata-se do oposto de monodisciplinar).
Resposta: C
-
Gabarito E
Para quem não tem acesso ao gabarito
-
[Gab. E] A Criminologia é uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL DO COMPORTAMENTO DELITIVO, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
-
Só lembrar - Ciência do SER
-
CUIDADO!
Fiquem atentos, pois o método multidisciplinar não pode ser confundido com o interdisciplinar, pois o primeiro está relacionado ao trabalho em parcerias, porém com visão distinta sobre o mesmo problema, enquanto o segundo está relacionado a uma verdadeira integração e cooperação entre as ciências.
-
Minha contribuição.
Conceito, cientificidade, métodos, objetivos e finalidades da Criminologia
O que é? É uma das ciências criminais.
Conceito de criminologia: é a ciência empírica (observação dos fatos) e interdisciplinar que se preocupa com o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação à criminalidade (controle social).
Subdivisão dos ramos da Criminologia
-Criminologia Geral: consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto.
-Criminologia Clínica (Microcriminologia): consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da Criminologia Geral para o tratamento dos criminosos, estudando a pessoa do criminoso em busca de sua ressocialização.
Métodos
A criminologia, por meio de estudos biológicos e sociológicos, possui os seguintes métodos:
-Empirismo (experimental): extrai conclusões observando a realidade por meio dos sentidos humanos (observação sistemática dos fenômenos). Baseia-se em evidências e fatos.
-Indutivo: conhece primeiro a realidade para depois explicá-la. Informações vêm dos dados que foram produzidos.
-Interdisciplinaridade: a criminologia utiliza-se e necessita do conhecimento de diversas áreas e ciências.
Objetos: crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social.
Mnemônico para os objetos da criminologia: DDVC
D-Delito
D-Delinquente
V-Vítima
C-Controle Social
Controle social: é o conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover a obediência dos indivíduos aos modelos e regras comunitárias. Encontra-se dividido em:
1. Controle social formal: polícia, Judiciário, administração penitenciária etc.;
2. Controle social informal: família, escola, igreja etc.
Finalidades: compreender e prevenir o crime; intervir na pessoa do delinquente, conhecendo-o e entendendo sua causa; valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento.
Fonte: Diego Pureza
Abraço!!!