SóProvas


ID
1169377
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

A escola criminológica que surgiu no século XIX, tendo, entre seus principais autores, Rafaelle Garofalo, e que pode ser dividida em três fases (antropológica, sociológica e jurídica) é a:

Alternativas
Comentários
  • alt. a


    A Escola Positiva pode ser dividida em três fases distintas, com três autores símbolos em cada uma delas: Fase Antropológica: Cesare Lombroso (O Homem Delinquente - 1876); Fase Sociológica: Enrico Ferri (Sociologia Criminal - 1884); e Fase Jurídica: Raffaele Garófalo (Criminologia - 1885);


    fonte:http://adalbertojuniorexplica.blogspot.com.br/2012/03/criminologia-escola-positiva.html


    bons estudos

    a luta continua

  • Vejamos como a Criminologia é uma ciência recente e nós reclamamos que não conseguimos equacionar os problemas de criminalidade.

     

    Porém, não faz muito tempo que a humanidade parou p/ se debruçar e refletir profundamente sobre esse problema.

     

    Vamos combinar aqui: as teorias do século XIX (1800-1900) são bem fraquinhas. Contudo, só hoje se percebe isso. A evolução é um caminhar lento Hehehe

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • Letra A) Já comentada (Gabarito)

    Letra B) Terza Scuola Italiana- Segundo a doutrina penalista, depois das Escolas Penais Clássica e Positiva, surgiram outras correntes denominadas de Escolas Ecléticas ou Intermediárias.- A Terza Scuola Italiana é uma das Correntes Ecléticas, sendo também identificada por Escola Crítica.- A Terza Scuola Italiana tem seu nascimento com publicação do artigo Una Terza Scuola di Diritto Penale in Itália, de autoria do pensador Manuel Carnevale.

    Letra C) Escola Moderna Alemã surgiu na Alemanha por iniciativa de Franz von Liszt, o maior político-criminológico alemão. É também conhecida por outras denominações, sendo as seguintes: a) Positivismo Crítico; b) Escola Sociológica; c) Escola da Política Criminal.- As terminologias Escola Sociológica Alemã ou Escola Política Criminal estão relacionadas ao contexto do positivismo crítico, na qual está inserida a Escola Moderna Alemã. Ademais, os estudiosos dessa corrente se referiam à causalidade do crime e não à sua fatalidade, excluindo, portanto, o tipo criminal antropológico. Além do que, pregavam reforma social como dever do Estado no combate ao crime.- A Escola Moderna Alemã e a Terza Scuola Italiana são escolas ecléticas que procuraram conciliar os princípios da Escola Clássica e o tecnicismo jurídico com a positiva.

    Letra D) Escola Clássica - A Escola Clássica também ficou conhecida pelos estereótipos de IdealistaFilosófico-jurídicaCrítico Forense, em face de ter nascido sob os ideais iluministas. Ademais, foi uma escola importantíssima para a evolução do direito penal na medida em que defendeu o individuo contra o arbítrio do Estado.- Para a Escola Clássica [1] a pena é um mal imposto ao indivíduo merecedor de um castigo por motivo de uma falta considerada crime, cometida voluntária e conscientemente. E no tocante a sua finalidade, a Escola Clássica defende a ideia do restabelecimento da ordem externa na sociedade. Isto porque sua doutrina possui princípios básicos e comuns, de linha filosófica, de cunho humanitário e liberal (defende os direitos individuais e o principio da reserva legal, sendo contra o absolutismo, a tortura e o processo inquisitório).

    Letra E) Escola de Lyon ou Antropossocial ou Criminal-sociológica (Lacassagne): oposta às teses lombrosianas e crítica do positivismo. Segundo essa escola, o criminoso é como o micróbio ou o vírus, algo inócuo, até que o adequado ambiente o faz eclodir. O meio social desempenha papel relevante e se junta com a predisposição criminal individual latente em certas pessoas. Em outras palavras, a predisposição pessoal e o meio social fazem o criminoso.

    Fontes: http://adalbertojuniorexplica.blogspot.com.br/2012/05/escolas-intermediarias.html

    http://repensandodireito.blogspot.com.br/2014/08/aula-de-direito-penal_6.html

  • GABARITO: A

    Escola Positiva, lembrar do mnemônico LFG

    L Lombroso

    F = Ferri

    G = Garofalo

  • A escola criminológica que surgiu no século XIX, que teve como um dos principais expoentes o jurista italiano Raffaelle Garofalo e que pode ser divida em três fases (antropológica, sociológica e jurídica) é a Escola Positiva. Essa escola sucedeu a Escola Clássica e teve como outros expoentes Cesare Lombroso e Enrico Ferri, representantes das fases antropológica e sociológica, respectivamente. Garofalo, por sua vez, foi o ícone da fase jurídica da Escola Positiva. A característica marcante dessa Escola é o determinismo biológico-social, segundo o qual não há vontade humana. De acordo com esse entendimento o pensamento e o querer não são mais do que manifestações físicas de um processo físico-psicológico que se desenvolve por meio de condutores no sistema nervoso (determinismo positivo), sendo o homem, portanto, um irresponsável. Para os representantes da Escola Positiva, as ações humanas são sempre produto de seu organismo fisiológico e psíquico e da atmosfera física e social onde nascem e na qual vivem esses indivíduos.
    Gabarito do Professor: (A)

  • Lombroso = fase antropologica

    Enrico Ferri = fase sociologica

    Garafalo = Fase jurídica

  • a escola positiva foi subdividida em 3 momentos, antropológico(cesare lombroso) , sociológico (enrico ferri) e jurídico (rafael garófalo).
    mnemônico da hora que eu inventei: ANtes eu era LOMBRado , SO andava de FERRari , JUnto com o GARÓ 
    hahahaha

  • ESCOLA CLASICA

    CBF

    ESCOLA POSITIVADA

    LFG

  • ESCOLA POSITIVA:

    L- lombroso

    F- ferri

    G- garofalo

  • Escola Positiva, lembrar do mnemônico LFG

    Lombroso > fase antropológica

    = Ferri > fase sociológica 

    G = Garofalo > fase jurídica

  • Conforme delineado em questões anteriores, Rafaelle Garófalo é um dos expoentes da Escola Positivista, ao lado de Cesare Lombroso e Enrico Ferri.

    Resposta: A

  • Lombroso > fase Antropológica A

    = Ferri > fase Sociológica S

    G = Garofalo > fase Jurídica J

    LFG ASJ

  • ESCOLA CLASSICA

    CBF

    Carrara

    Beccaria

    Feurbach

    ESCOLA POSITIVA

    LFG

    Lombroso

    Ferri

    Garofalo

  • ESCOLA CLASICA

    CBF

    Carrara

    Beccaria

    Feurbach

    ESCOLA POSITIVADA

    LFG

    Lombroso

    Ferri

    Garofalo

  • Escola de Lyon ou Antropossocial ou Criminal-sociológica (Lacassagne): oposta às teses lombrosianas e crítica do positivismo. Segundo essa escola, o criminoso é como o micróbio ou o vírus, algo inócuo, até que o adequado ambiente o faz eclodir. O meio social desempenha papel relevante e se junta com a predisposição criminal individual latente em certas pessoas. Em outras palavras, a predisposição pessoal e o meio social fazem o criminoso.

  • A escola positiva pode ser dividida em três fases:

    a) antropológica (Lombroso)

    b) sociológica (Ferri)

    c) jurídica ou psicológica (Garófalo)

  • ESCOLA CLÁSSICA - CBF (Carrara-Becaria/Bonesana-Feurbarch)

    ESCOLA POSITIVA - LFG (Lombroso-Ferri-Garofalo).

  • a) Escola Positiva.

    Escola Positiva.

    • Lombroso (fase antropológica).

    • Enrico Ferri (fase sociológica).

    • Raaele Garofalo (fase jurídica).

    Escola Clássica.

    • Carrara.

    • Becarria.

    • Feurbach.