SóProvas


ID
1169386
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Pode-se afirmar que o pensamento criminológico moderno é influenciado por uma visão de cunho funcionalista e uma de cunho argumentativo, que possuem, como exemplos, a Escola de Chicago e a Teoria Crítica, respectivamente. Essas visões também são conhecidas como teorias

Alternativas
Comentários
  • O pensamento criminológico moderno é influenciado por duas visões: 1) uma de cunho funcionalista, denominada teoria de integração, mais conhecida por teorias de consenso; 2) uma de cunho argumentativo, chamada de teorias de conflito. São exemplos de teorias de consenso a Escola de Chicago, a teoria de associação diferencial, a teoria da anomia e a teoria da subcultura delinquente. De outro lado, são exemplos de teorias de conflito o labelling approach e a teoria crítica ou radical. As teorias de consenso entendem que os objetivos da sociedade são atingidos quando há o funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando as metas sociais comuns, concordando com as regras de convívio. Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições, que dividem os mesmos valores. As teorias consensuais partem dos seguintes postulados: toda sociedade é composta de elementos perenes, integrados, funcionais, estáveis, que se baseiam no consenso entre seus integrantes. Por sua vez, as teorias de conflito argumentam que a harmonia social decorre da força e da coerção, em que há uma relação entre dominantes e dominados. Nesse caso, não existe voluntariedade entre os personagens para a pacificação social, mas esta é decorrente da imposição ou coerção.  

    Fonte:http://www.passeidireto.com/arquivo/2773129/manual-esquematico-de-criminologia---nestor-sampaio-penteado-filho-2012/10

  • GABARITO B

     

    RESUMO:​

    1)      Visões do pensamento moderno de criminologia:

    Teoria Consenso ou Integração (Tradicional) de Cunho Funcionalista:

    a)      Escola de Chicago (Teoria Ecológica/Ecologia Criminal);

    b)      Teoria da Anomia/Funcionalista;

    c)       Teoria da Associação Diferencial;

    d)      Teoria da Subcultura Delinquente.

    Teoria do Conflito (Crítica) de Cunho Argumentativo

    a)      Teoria do Etiquetamento;

    b)      Teoria Marxista;

    c)       Criminologia Radical.

     

    OBS I: teoria do Etiquetamento concentra seus estudos nos processos de criminalização.
    OBS II: Para os correcionalistas, criminoso é um ser inferior, incapaz de dirigir livremente os seus atos: ele necessita ser compreendido e direcionado, por meio de medidas educativas.
    OBS III: Pertencem à Escola de Chicago a Teoria Ecológica e as Zonas Concêntricas. Essa teoria sustenta que o delito é produto da desorganização da cidade grande, que debilita o controle social e deteriora as relações humanas, propagando-se, consequentemente, o vício e a corrupção, que são considerados anormais e nocivos à coletividade. Para essa escola ao atentar para a mutação social das grandes cidades na análise empírica do delito, interessa-se em conhecer os mecanismos de aprendizagem e transmissão das culturas consideradas desviadas, por reconhecê-las como fatores de criminalidade.
    OBS IV: A teoria da Anomia considera normal o comportamento delituoso para o desenvolvimento regular da ordem social e é imprescindível e, até mesmo, positiva a existência da conduta delituosa no seio da comunidade (representante Durkheim).
    OBS V: Para a teoria do conflito a coesão e a ordem são fundadas na força. “Toda sociedade se mantém graças à coação que alguns de sues membros exercem sobre os outros. Em sede de Direito Penal, um planejamento de produção de normas voltado para assegurar o triunfo da classe dominante. Nota-se que as instâncias punitivas servem para dar apoio as classes dominantes.  
    OBS VI: A teoria do Consenso sob o enfoque sociológico da Escola de Chicago, rechaça o papel das instâncias punitivas e fundamenta suas idéias em situações concretas, de fácil comprovação e verificação empírica das medidas adotadas para contenção do crime, sem que haja hostilidade e coerção no uso dos meios de controle.

     

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem.
    DEUS SALVE O BRASIL.
    whatsApp: (061) 99125-8039

  • Eu vejo coerência tanto nas Teorias de Consenso quanto nas Teorias de Conflito.

     

    Na minha opinião, ambas são complementares na compreensão dos diversos tipos de criminalidade (criminalidade violenta x colarinho branco).

     

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • O filme "Clube da Luta" é bom exemplo sobre o que trata a Teoria da Anomia.

  • RESPODI LETRA A) POR CONTA D ESCOLA DE CHICAGO SER SINÔNIMO DE ECOLOGIA CRIMINAL, MUITO BONS OS COMENTÁRIOS DEU PRA PESQUISAR E IR MAIS A FUNDO NOS ESTUDOS!!!!

  • Segundo Nestor Sampaio Penteado Filho, no seu Manual Esquemático de Criminologia, a moderna sociologia criminal é influenciada basicamente por duas vertentes: as teorias do consenso, de cunho funcionalista; e as teorias do conflito, de cunho argumentativo. 
    A criminologia tradicional tinha por base o consenso: o conceito legal de delito, não questionado; as teorias etiológicas da criminalidade, da qual hauriam seu suporte ontológico; o princípio da diversidade (patológica) do homem delinquente (e da disfuncionalidade do comportamento criminal) e os fins conferidos à pena, como resposta justa e útil ao delito. Estes constituíam seus quatro pilares mais destacados desse modelo criminológico.
    A Nova Criminologia, no entanto, põe em xeque a ideia de que as normas de convívio social derivam de certo consenso em torno de valores objetivos e comuns. Daí surge a "Sociologia do Conflito", que apregoa que a "Sociologia do Consenso" seria uma mera ficção erigida com a finalidade de legitimar a ordem social. Na realidade, essa ordem social seria produto não de consenso, mas de conflito de interesses de grupos antagônicos, prevalecendo a vontade daqueles que lograram exercer maior dominação.
    Gabarito do Professor: (B)

  • Gab B

     

    Teorias de Consenso

    - Escola de chicago ( Ecologia criminal )

    -Anomia ( estrutural funcionalista)

    - Associação Diferencial 

    - Subcultas Delinquentes. 

     

    Teorias de Conflito

    - Labelling Aproach

    - Criminologia crítica

  • Podemos nos valer dos mesmos comentários apontados na questão anterior, evitando, portanto, repetições. A presente questão questiona apenas os gêneros (consenso e conflito) da classificação criada pela doutrina. Resposta: B

  • Mas tanto a Escola de Chicago quanto a Teoria Crítica fazem parte da Teoria do Consenso e Teoria do Conflito, respectivamente. Agora fala que são conhecidas por esses nomes quer dizer que sinônimos. E as outras teorias que estao dentro da T. do Consenso (T. da Anomia, da Associação Diferencial e da Subcultura Delinquente) e da T. do Conflito (Labellin Approach), também são conhecidas pelo mesmo nome?

    Não concordo com o gabarito. Acho que nao são conhecidas por esses nomes, mas sim estão dentro delas.

  • Minha contribuição.

    Teorias do Consenso e do Conflito (Teorias Sociológicas da Criminologia)

    -Teorias do Consenso (Etiológicas, Epidemiológicas ou Integração): ligadas ao conservadorismo (movimentos de direita). Busca a responsabilização racional e pessoal do delinquente, a sociedade é uma máquina e o delinquente é uma peça que não está funcionando bem. São exemplos: Escola de Chicago; Teoria da Associação Diferencial; Teoria da Anomia; Teoria da Desorganização Social; Teoria da Subcultura Delinquente e Teoria da Neutralização.

    -Teorias do Conflito: ligadas a movimentos revolucionários (movimentos de esquerda). O conflito seria natural e, até mesmo, desejado, quando controlado, para o progresso e mudanças necessárias da sociedade.

    a) Marxistas: a causa da criminalidade estaria na luta de classes, gerada pelo capitalismo.

    b) Não marxistas: relacionam a criminalidade com as tensões geradas pela distribuição desigual de poder.

    São exemplos: Labelling approuch (Etiquetamento ou Rotulação) e Teoria Crítica ou Radical.

    Dica: Uma dica que sempre me ajuda: sei que as Teorias do Conflito são duas - Labbeling Aproach (etiquetamento) e Crítica. Sabendo isto, já dá para ir por eliminação. O que for diferente disto, é Teoria do Consenso.

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!