-
Em Salvador encontrou ambiente favorável às pesquisas sociais que tanto o atraíam. Tais pesquisas eram herdeiras diretas da antropologia criminal do médico italiano Cesare Lombroso e, obviamente, do inicial positivismo sociológico na área penal.
Na cidade que tinha mais de 2 mil africanos catalogados à época da abolição da escravatura dedicou-se à clínica médica e ao atendimento dos menos favorecidos, sendo logo intitulado Doutor dos Pobres.
Em 1889, prestou concurso para a Faculdade de Medicina da Bahia, vindo a ocupar o lugar de adjunto da Cadeira de Clínica Médica, cujo titular era o conselheiro José Luís de Almeida Couto, republicano histórico, abolicionista e político de projeção nacional. Mas seu objeto de estudo e pesquisa estava fora dos limites físicos da instituição acadêmica. Por isso, não abria mão de conviver com as mazelas da população excluída do centro de poder por mais criticado que fosse. "Nina está maluco! Frequenta candomblés, deita-se com as inhaôs (sic) e come a comida dos orixás", era uma das picuinhas típicas dos seus colegas catedráticos, segundo narra o discípulo e admirador Estácio de Lima, no livroVelho e Novo Nina.
-
Letra B
Raimundo Nina Rodrigues(conhecido como lombroso dos trópicos) desenvolveu diversas pesquisas sobre origem étnicas da população e a influência das condições sociais e psicológicas sobre a conduta do indivíduo. Ele via o negro como um problema, achava que o negro gerava um problemas na sociedade em geral. Ignorava complete os problemas sociais pelos quais os negros passavam após a libertação da escravidão.
-
Quanta falta de criatividade para criar questões...
-
isso agrega um conhecimento que tá louco .......................
-
Raimundo Nina Rodrigues foi o pioneiro da criminologia no Brasil, tendo sido catedrático de medicina na Bahia. Seu pensamento sofreu forte influência das ideias de Cesare Lombroso. O referido pensador, em seu ensaio "As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil", publicado em 1894, defendeu a tese de que deveria haver códigos penais distintos para diferentes raças. Chegou também a defender, no seu artigo "Mestiçagem, degenerescência e crime", publicado em 1899, que havia uma correlação entre a mestiçagem dos negros e a imoralidade, além de uma tendência ao crime.
Resposta: B
-
Luís da Câmara Cascudo: foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Câmara Cascudo passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira.
Raimundo Nina Rodrigues: foi um médico legista, psiquiatra, professor, escritor, antropólogo e etnólogo brasileiro. Foi também dietólogo, tropicalista, sexologista, higienista, biógrafo, epidemiologista. (conhecido como lombroso dos trópicos) CORRETA
Mario de Andrade: foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada em 1922.
Oswaldo Gonçalves Cruz: foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.
Fernando Ortiz Fernández: foi um político, escritor e etnomusicólogo cubano. Estudioso da cultura afro-cubana, tornou-se ativo nacionalista em movimentos da renovação cívica de seu país, ajudando a criar o movimento Afrocubanismo.
-
Muitos autores falam que a disseminação do preconceito contra os negros deu-se em grande parte pelos trabalhos de Nina Rodrigues
-
Perceba que em muitos concursos, conforme a questão acima comprova, o examinador enxerga muitas vezes na Criminologia a oportunidade para cobrar questões inúteis, irrelevantes, na expectativa de eliminar o maior número de candidatos. A questão nem ao menos cobra o conteúdo das ideias de Raimundo Nina Rodrigues (que daria à questão um pouco de relevância), limitando-se em explorar as profissões e apelido de Nina Rodrigues. Isso aumenta ainda mais a importância de todos os detalhes desta aula, que foi elaborada a pós a reunião do maior acervo doutrinário, bem como questões mais recentes de concursos públicos.
Gabarito: B
-
Raimundo Nina Rodrigues foi o pioneiro da criminologia no Brasil, tendo sido catedrático de medicina na Bahia. Seu pensamento sofreu forte influência das ideias de Cesare Lombroso. O referido pensador, em seu ensaio "As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil", publicado em 1894, defendeu a tese de que deveria haver códigos penais distintos para diferentes raças. Chegou também a defender, no seu artigo "Mestiçagem, degenerescência e crime", publicado em 1899, que havia uma correlação entre a mestiçagem dos negros e a imoralidade, além de uma tendência ao crime.
Resposta: B
-
bastava ser de Salvador para acertar...nosso IML leva o nome de Nina Rodrigues. A rua mais famosa de São paulo também leva o nome de outro notório legista baiano.. Oscar Freire....discípulo de Nina Rodrigues
Ah, Bahia...na medicina, no direito, na cultura, nas artes, em tudo...Aqui é Bahia pai!
-
"Raimundo Nina Rodrigues foi o pioneiro da criminologia no Brasil, tendo sido catedrático de medicina na Bahia. Seu pensamento sofreu forte influência das ideias de Cesare Lombroso." "Lambroso dos trópicos"
-
GBARITO: "Letra B"
Por ter nascido no Maranhão, bem como por ter sido um grande defensor das ideias do médico italiano Cesare Lombroso, Raimundo Nina Rodrigues era conhecido como “Lombroso dos Trópicos”.
~>Nina Rodrigues defendia a existência de diferenças intelectuais e cognitivas ente raças. Aduzia que negros, mestiços brasileiros e índios formavam um bloco de seres inferiores mental e fisicamente. Apesar das ideias flagrantemente preconceituosas, as ideias de Nina Rodrigues gozaram de muito prestígio à época, especialmente considerando o contexto histórico em que o país vivia.
-
No Brasil, a teoria de Lombroso ganhou adeptos, como principal, podemos citar RAIMUNDO NINA RODRIGUES. O maranhense ficou conhecido como “o Lombroso dos trópicos.
Fonte Estratégia Concurso
-
Só no Brasil mesmo pra r4cist4 ser estudado e lembrado....AFF