Estoques de Matérias-Primas (MPs)
Os estoques de MPs constituem os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. São os itens iniciais para a produção dos produtos/serviços da empresa. Isto significa que a produção é totalmente dependente das entradas de MPs para ter a sua sequência e continuidade garantidas. Geralmente as MPs são compradas dos fornecedores externos pelo de compras e, quando recebidas, são estocadas no almoxarifado da empresa.
Fonte: Administração de Materiais: Uma abordagem introdutória — CHIAVENATO, 2009, PÁG. 70
Classificação de estoques:
1. Estoques de matérias primas (MPs): insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. Itens iniciais para produção.
2. Estoques de Produtos em elaboração ou processamento: materiais de via. Constituem materiais que estão sendo processados ao longo de diversas seções. Não estão no almoxarifado nem no depósito por não serem produtos acabados.
3. Estoques de produtos acabados: produtos já prontos e acabados. Já estão completamente processados. Estágio final do processo produtivo.
4. Estoques em trânsito: também conhecidos por de canal. Estão em transito entre o ponto de estocagem ou de produção e destinatário. Quanto maior a distância, maior a velocidade de deslocamento e maior a quantidade de estoque de transito.
5. Estoques em consignação: estoque de produto com cliente externo que ainda é propriedade do fornecedor. Pagamento só é feito quando o produto é utilizado.