SóProvas


ID
1171615
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em termos técnico-conceituais, origem de recursos, sob o enfoque contábil, indica as fontes dos recursos utilizadas pela empresa para financiar seus ativos, onde e como ela conseguiu tais recursos. Nesse contexto, analise a origem das contas apresentadas a seguir, que estão evidenciadas no balanço patrimonial de uma sociedade anônima, para correta classificação das contas no aludido balanço.

Adiantamento para Aumento de Capital 50.000,00
Banco Conta Empréstimos 120.000,00
Dividendos a Pagar 80.000,00
Impostos a Recuperar 90.000,00
Reserva de Ágio 20.000,00

Considerando a classificação de tais contas, o valor das origens de recursos evidenciados por elas no balanço patrimonial, em reais, é de:

Alternativas
Comentários
  • Todas as contas são origens de recursos, exceto Impostos a recuperar, logo a soma : 50.000+120.000+80.000+20.000 = 270.000

  • Dividendos a pagar é origem? Agora não entendi mais nada...

  • Douglas,

     

    Origens dos recursos:

     

    · Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.

    · Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.

    · Análise do passivo – No Balanço Patrimonial, os recursos de terceiros são representados pelo Passivo Exigível e os recursos próprios pelo Patrimônio Líquido. A soma dos recursos de terceiros com os próprios forma o capital total a disposição da empresa, representado pela equação:

    Passivo total = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido

     

    Fonte: http://www.assescrip.com.br/capa.asp?infoid=3977

     

    Essa foi uma das melhores explicações que já encontrei.

     

    De forma simples:

    Está do lado direito do "T" (Passivo Exigível + Patrimônio Líquido) é origem.

    Está do lado esquerdo (Ativo) é aplicação.

     

    Bons estudos.