Gabarito: A
Fonte: Estratégia Concursos
O Parque Estadual do Jalapão insere-se no domínio morfoestrutural da Bacia Sedimentar do São Francisco e do Parnaíba, na região geomorfológica Patamares e Serras dos Rios São Francisco e Tocantins, na unidade geomorfológica Patamares Leste do Tocantins. A região recebe tal denominação por apresentar formas correspondentes a superfícies planas, em formas de chapadas, cujas continuidades são interrompidas por escarpas que localmente recebem a denominação de serras.
Geologia: Formação Urucuia: constituída por arenitos finos à médios, róseos, impuros, com alguns conglomeráticos, bem como uma tendência geral desses arenitos em se tornarem mais argilosos na base. Na área do Parque Estadual do Jalapão, a Formação Urucuia parece estar, estratigraficamente, sobreposta à Formação Sambaíba, de idade Triássica, que aflora no sopé da escarpa da serra do Jalapão, oriunda da falha de Lizarda. Sotoposto à Formação Urucuia, tem-se material quaternário e terciário desagregado. As exposições do arenito somente são vistas nas erosões, geralmente ao longo das estradas e em áreas de empréstimo.
Curiosidades:
Quatro tipos de paisagem são predominantes no Jalapão:
1) Platô: com chapadões e planaltos
2) Rebordos ou encostas: onde se localizam as nascentes dos rios e os processos de erosão, a partir dos ventos e das chuvas, que formam as Dunas do Jalapão.
3) Planícies: área de vegetação do cerrado aberta – mais sujeitas às queimadas.
4) Veredas: áreas úmidas, ao longo dos rios, aonde se encontram as palmeiras de buriti.
B – Incorreto. O Grupo Araxá compreende uma porção sul do Estado de Tocantes.
C – Incorreto. O Grupo Bambuí compreende uma pequena porção do sul-leste do estado de Tocantins
D – Incorreto. Grupo Canastra compreende uma faixa contínua entre o Sudoeste de Minas Gerais e o Oeste e Centro de Goiás.