SóProvas


ID
1173877
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao discutir a questão da objetividade no jornalismo, Michael Schudson afirma que dois acontecimentos históricos no campo da comunicação fizeram com que os jornalistas passassem a “suspeitar dos fatos” e a “duvidar do empirismo ingênuo dos anos de 1890” que vigoravam em suas práticas profissionais. Estes acontecimentos foram:

Alternativas
Comentários
  • Em "Opinião Pública", Walter Lippmann, demonstra como a imprensa foi usada pelos militares para construir uma opinião pública favorável às medidas e estratégias de países como EUA e França. Os soldados que voltavam do front, seja de folga ou feridos, ficavam impressionados com a distorção dos fatos. O que se lia no jornal não necessariamente representava o que acontecia no campo de batalha. 

  • No início do século XX, os empresários e agências governamentais multiplicaram os esforços para emplacar matérias favoráveis sobre si mesmos na imprensa. Surge a nova profissão do relações-públicas que ganhou um grande impulso a partir da tentativa do presidente Woodrow Wilson, na Primeira Guerra Mundial, de usar a relações-públicas para vender a guerra ao público americano. História da Comunicação - Igor Sacramento, Leticia Cantarela Matheus. Mauad Editora Ltda, 1 de set de 2014 - 350 páginas.

  • Gabarito Letra C

    Segundo Schudson (1978), dois fatores contribuiram para provocar a perda da fé nos fatos por parte da comunidade jornalística: 

    1) A experiência da propaganda na Primeira Guerra Mundial (1914-1918); e 

    2) O nascimento de uma nova profissão - relações públicas.

    Fonte: Teorias do Jornalismo | Volume I | Nelson Traquina | p. 136