SóProvas


ID
1174918
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As formas de relevo mais comuns no Brasil são: planície, planalto e depressão. É CORRETO afirmar que, das planícies listadas abaixo, a única localizada no estado do Tocantins é a:

Alternativas
Comentários
  • b - A Planície Litorânea do Brasil, mais conhecida pelos geógrafos como Planície Costeira ou Planície Litorânea é uma planície situada ao longo do litoral brasileiro, possui aproximadamente 620 quilômetros de comprimento e cerca de 100 km de largura.

    c - Embora sejam genericamente conhecidas como Planície Amazônica, a verdadeira planície aparece apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a áreas muito altas.

    d - A mais típica das planícies brasileiras é a Planície do Pantanal, constituída por terrenos do quaternário, situada na porção oeste de Mato Grosso do Sul e pequena extensão do sudoeste de Mato Grosso, entre os planaltos Central e Meridional.


    Fonte: wikipédia. 

  • LETRA  A  planicie araguaia

  • Gabarito Letra A

     

    Planície do Bananal: Ampla faixa longitudinal de terra que abrange o Rio Araguaia e seu braço, o Rio Javaés e afluentes, numa região conhecida como Ilha do Bananal. Caracteriza-se por apresentar áreas periodicamente inundáveis, com pontos de maior retenção de água nas áreas baixas, formando uma drenagem com lagos circulares ou semicirculares.
    A planície está coberta por pastagens naturais, que sustentam a pecuária extensiva local. As características topográficas, aliadas à dinâmica fluvial e pluvial, formam uma das regiões do Brasil mais aptas para a irrigação por gravidade. São aproximadamente 1.200.000ha à margem direita do Rio Javaés, braço menor do Rio Araguaia, com condições favoráveis à irrigação. É nessa região que está localizado o Projeto Javaés-Rio Formoso.

  • Rio Tocantins apresenta grande potencial hidroelétrico devido ao fato de ser Planalto, enquanto Rio Araguaia com relevo de Planície não há investimentos acentuados quanto ao Rio Tocantins.

    Bons estudos!