SóProvas


ID
1175092
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Embora Palmas seja uma cidade planejada, com pouco mais de duas décadas de existência, a capital tocantinense possui vários problemas típicos de cidades mais antigas e que surgiram de modo espontâneo. É CORRETO afirmar que um problema ambiental recorrente observado em Palmas refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • fiquei na dúvida entre a alternativa A e D!

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA COPESE: Episódios de deslizamentos de encostas em Palmas são raros, pois as áreas de morros e serras (especialmente a Serra do Lajeado, onde se encontra a Área de Proteção Ambiental – APA Serra do Lajeado) ainda dispõem de significativa parcela da cobertura vegetal original preservada. Ademais, aproximadamente 90% da população do município está concentrada em uma extensa área onde predominam terrenos planos, com suaves ondulações, entre a serra e o lago. Por outro lado, as áreas verdes, sobretudo aquelas localizadas no perímetro urbano de Palmas, têm sido alvo de recorrentes ocupações irregulares, constituindo-se em um dos principais problemas ambientais da capital tocantinense. Neste sentido, a alternativa “B” apresenta uma afirmação incorreta, o que nos conduz à confirmação da alternativa apontada no gabarito preliminar como sendo a única correta em relação ao enunciado

    file:///C:/Users/rafael.cj/Downloads/SEMED_RespostaRecursos_NivelIndetermediario_ConhecimentosBasicos_.pdf

  • a) Acidentes nucelares - a única que não me  deixou em dúvida. Em Palmas não temos usinas nucleares ou nenhuma empresa que justifique essa alternativa. Errada

    d) também não temos empresas que trabalhem com produtos radioativos - Errada

     

    Fiquei em dúvida entre a B e C mas como a COPESE respondeu: deslizamentos são raros, o maior problema da cidade é a ocupação irregular de áreas verdes.

     

    GABARITO C

     

  • As áreas verdes, em especial aquelas localizadas no perímetro urbano de Palmas, têm sido alvo de recorrentes ocupações irregulares, constituindo-se em um dos principais problemas ambientais da capital tocantinense.

  • As áreas verdes, em especial aquelas localizadas no perímetro urbano de Palmas, têm sido alvo de recorrentes ocupações irregulares, constituindo-se em um dos principais problemas ambientais da capital tocantinense.

  • Quem conhece Palmas sabe que existem várias áreas verdes dentro da cidade e em torno. Desse modo, a resposta é só questão de lógica.

    GAB: Letra C de suco. rss

    rumo à PMTO ...