SóProvas


ID
1175389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos à República Liberal de 1945 a 1964.

A política externa independente consistiu da adaptação da política externa brasileira às transformações do sistema internacional em fins da década de 50 e início da década de 60 do século passado, tais como a recuperação da Europa Ocidental e do Japão, o processo de descolonização, principalmente da África, o fortalecimento dos países socialistas, o surgimento do Movimento dos Países Não Alinhados, a Revolução Cubana e a mudança da estratégia norte-americana para os países da América Latina, particularmente para o Brasil.

Alternativas
Comentários
  • “Quadros assumiu a presidência do Brasil no momento da virada socialista da Revolução Cubana, com as expropriações de propriedades americanas e a expansão da reforma agrária castrista. Para o governo brasileiro tratava-se de buscar, numa conjuntura mundial complexa e tensa, uma melhor posição para o Brasil. Os acontecimentos mundiais abriram uma janela de oportunidades única para as necessidades do desenvolvimento brasileiro, em especial mais mercados, o que fazia com que a política externa rigidamente guiada pelos princípios da Guerra Fria fosse abandonada.

               Nesse contexto foi formulada a chamada Política Externa Independente, a PEI, inicialmente por Afonso Arinos, chanceler de Quadros. Tratava-se de conduzir o país por novas oportunidades, reconhecer a nova geopolítica mundial – como o retorno da China Popular como ator importante no cenário mundial e as dezenas de Estados independentes da África e da Ásia.” (Francisco Carlos Teixeira da Silva, História do Brasil Nação, v.5, p. 135)

  • Somente discordei do que tange a politica externa dos EUA focada no Brasil.
  • Eu recorreria porque a inclusão do Movimento dos Países Não Alinhados prejudicou a análise objetiva da questão. O Brasil é apenas um observador. Ou seja, é muito pouco para dizer que a política externa brasileira foi afetada por esse movimento. Se fosse relevante o Brasil seria membr ativo. 

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Será que só eu fiquei na dúvida sobre o porquê do fortalecimento dos países socialistas? Se alguém puder ajudar a esclarecer.