SóProvas


ID
1175401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca do regime civil-militar (1964-1985), julgue (C ou E) os itens subsequentes.

No período do denominado milagre econômico brasileiro, em que o crescimento econômico estava associado aos índices relativamente baixos de inflação, as elevadas taxas de crescimento foram possíveis graças à redução de importações e exportações, ao aumento dos investimentos privados nacionais e à contenção do crédito público.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em: redução de importações e exportações; porque o país cresce devido a exportação, em geral, ao mercado externo, tanto que, quando a crise do petróleo de 1970 eclode, o país também sofre, pois o milagre econômico dependia essencialmente da economia internacional

  • Milagre econômico: governo general Médici, marcado pela modernização, crescimento acelerado, inflação moderada, facilidade para o investimento estrangeiro, e também ricos mais ricos e pobres mais pobres e aumento da dívida externa.

  • A questão apresenta dois erros: "redução de importações e exportações e contenção do crédito público."

     

    "Embora esse período tenha sido amplamente estudado, não existe um consenso em relação aos determinantes últimos do "milagre". As interpretações encontradas na literatura podem ser agrupadas em três grandes linhas. A primeira linha de interpretação enfatiza a importância da política econômica do período, com destaque para as políticas monetária e creditícia expansionistas e os incentivos às exportações. Uma segunda vertente atribui grande parte do "milagre" ao ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional, melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato. Já uma terceira linha de interpretação credita grande parte do "milagre" às reformas institucionais do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) do Governo Castello Branco (19641967), em particular às reformas fiscais/tributárias e financeira, que teriam criado as condições para a aceleração subseqüente do crescimento."

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402008000200006

  • Conceitos econômicos dissociados e impossíveis de existir. 

  • A ampliação do crédito ao setor privado em cerca de 343% entre o Governo Castelo Branco e o de seus sucessores, Costa e Silva e Médici, resultou em expansão real da moeda e crescimento do setor privado. Outro fator de estímulo foi a criação do Programa Befiex, em 1972, que permitiu às empresas exportadoras uma série de incentivos a atividade de exportação/importação. Em conjunto ao contexto econômico externo de grande disponibilidade de crédito e baixos juros (2,2% ao ano), essas medidas ampliaram as exportações e importações impulsionando um processo de crescimento econômico notável.

  • Todas as sentenças da questão estão erradas!

  • Errado.

    O milagre econômico se deu por aumento do "subsidio governamental e diversificação das exportações, desnacionalização da economia com entrada crescente de empresas estrangeiras no mercado, controle do reajuste de preços e fixação centralizada dos reajustes de salários." ( Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling. Brasil: Uma biografia. Companhia das Letras. pp452/3.)

    (Resposta da professora Valéria C. R. Souza - Gran Cursos)

  • Com o chamado ''Milagre econômico'' feito na ditadura militar, realmente, existiram diversos benefícios como a elevação da economia brasileira (PIB), construções de obras gigantes e importantes (OBRAS FARAONICAS) abertura e incentivo a entrada de multinacionais no pais e busca pela modernização , porém, esse ''milagre'' trouxe vários malefícios, por exemplo, o aumento da desigualdade social, a concentração de renda, gigante inflação e gigante endividamento do Brasil em âmbito internacional.

  • Não sei por que estão discutindo balança comercial. Eu já parei de ler a questão quando vi "índices relativamente baixos de inflação".