SóProvas


ID
1175620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens a seguir, a respeito da pauta de exportações e importações do Brasil.

De acordo com a classificação oficialmente adotada, as exportações brasileiras por fator agregado são decrescentes, ou seja, da maior para a menor proporção de valor agregado.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de exportações por fator agregado envolve o agrupamento dos produtos em três grandes classes, levando-se em conta a maior ou menor quantidade de transformação (agregação de valor) que a mercadoria sofreu durante o seu processo produtivo, até a venda final.

    a)  Produtos básicos: produtos de baixo valor, normalmente intensivo em mão-de-obra,cuja cadeia produtiva é simples e que sofrem poucas transformações. Por exemplo, minério de ferro, grãos, agricultura, etc.

    b)  Produtos industrializados: Dividem-se em semi-manufaturados e manufaturados, uma vez mais considerando o grau de transformação

    b.1) semimanufaturados – produto que passou por alguma transformação. Ex: suco de laranja congelado; couro.

    b.2) manufaturado – produto normalmente de maior tecnologia, com alto valor agregado, Ex: televisor, chip de computador, automóvel, CD com programa de computador, etc.

    Portanto, as categorias de produtos por fator agregado são CRESCENTES: básicos ====> semimanufaturados======> e manufaturados (sendo estes dois últimos partes do Produto Industrializado). 

    www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1338918538.doc




     

  • A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é exatamente o contrário. A classificação vai do produto mais básico (capítulo 01) aos produtos de maior valor agregado, como eletrônicos (cap. 08). Inclusive, é deixado vago alguns capítulos para futuros produtos a serem inventados.

  • Questão desatualizada. Agora a Secretaria de Comércio Exterior adota classificação quanto ao setor de atividade econômica, conforme recomendação da ONU: Classificação Internacional de Bens por Atividade Econômica (CIBA)