-
A técnica de Nesma permiti que uma contagem de pontos de função seja feita nos momentos iniciais do ciclo de vida de um sistema, onde ainda não é possível identificar com precisão a quantidade de campos e arquivos envolvidos é aplicado um Fator de Impacto sobre o tamanho em pontos de função, cujo objetivo é amortizar o tamanho das funções envolvidas na melhoria logo menos trabalhosa que as demais.
Fonte: http://www.apfmetricas.com.br/nesma.html
-
NESMA propõe três tipos de contagem de pontos de função:
* contagem indicativa
* contagem estimada
* contagem detalhada
A contagem indicativa oferece um cálculo estimado da quantidade de pontos de função de um software, sem a necessidade de conhecer em detalhes o modelo de negócios do sistema. É utilizada na fase inicial da proposta de desenvolvimento, quando
há apenas um modelo preliminar de dados. Os elementos utilizados para a contagem indicativa são os Arquivos Lógicos Internos – ALI e
os Arquivos de Interface Externa – AIE. Assim, cada ALI identificado contribui com 35 pontos de função e cada AIE identificado contribui com 15 pontos de função.
A contagem estimada de pontos de função pode ser utilizada em sistemas quando não há uma precisão do nível de complexidade
das funções existentes. Assim, é utilizada nas fases iniciais do ciclo de vida do sistema, quando não existem dados detalhados do negócio e que há apenas informações preliminares do funcionamento das funções de processamento do sistema. Os elementos utilizados para a contagem estimada são os ALI, AIE, EE, CE e SE.
A contagem detalhada utiliza as funções do tipo dado (ALI e AIE) e do tipo transação (EE, CE e SE). É necessário obter dados detalhados dos processos e do modelo de dados,
como descrição de telas e relatórios ou mesmo um protótipo do sistema
(ALBUQUERQUE e LACERDA, 2005,p. 81).
-
Resumindo, Nesma é uma técnica mais simples. Com esse entendimento você acertará muitas questões de Nesma.
-
Questão incorreta, a Nesma reconhece três tipos de contagem de pontos de função:
contagem de pontos de função indicativa (precisão menor)contagem de pontos de função estimativa (precisão média)contagem de pontos de função detalhada (precisão alta)Portanto, ao se optar pela contagem indicativa se tem menos trabalho que na APF tradicional, contrariando a questão.
-
"detalhamento de cada elemento e de cada função" FALSO. Na estimativa da NESMA você conta todas as funções, mas você não vai analisar complexidade de cada um delas. Para começar você vai dizer que complexidade funcional delas é baixa e a função transacional é avaliada como média. Isso é feito para você não perder muito tempo fazendo uma contagem que é apenas estimativa, você não tem o objetivo de ser 100% precisa, você meio que diz "toda função de transação aqui tem uma complexidade média e toda função de dados tem uma complexidade baixa", apesar de não ser 100% precisa ela vai lhe dar uma estimativa rápida e mais leve. É assim que funciona a estimativa da NESMA, se você fazer um detalhamento de cada função vai perder muito tempo.
-
Na contagem estimativa não há detalhamento de cada elemento e de cada função, pois toda função do tipo dado (ALI, AIE) tem sua complexidade funcional avaliada como baixa, e toda função transacional (EE, SE, CE) é avaliada como de complexidade média. Assim, é uma técnica menos trabalhosa, pois utiliza predefinições de complexidades ao invés de avaliar essas complexidades.
Fonte Exponencial Concursos
Prof Ramon Souza