-
Navathe 4ª ed. pág. 48
"
Para tipos relacionamento M:N, alguns atributos são determinados pela combinação de entidades participantes de uma instância de relacionamento, e não por uma entidade única. Esses atributos devem ser especificados como atributos de relacionamento. Um exemplo é o atributo Horas, no relacionamento M:N TRABALHA_EM (Figura 3.13); o número de horas que um empregado trabalha em um projeto é determinado por uma combinação empregado-projeto, e não separadamente por qualquer uma das duas entidades.
"já nos relacionamentos 1:N ou 1:1
"
Em ambos os tipos relacionamento, 1:1 e 1 :N, a decisão de onde o atributo de relacionamento deve ser colocado — quer seja como um atributo do tipo relacionamento, quer seja como um atributo de um tipo entidade participante — é determinada, subjetivamente, pelo projetista do esquema.
"Acredito que sejam estes conceitos que a banca quiz cobrar nesta questão;
-
Ao meu ver, essa questão tem uma redação muito confusa (pra dizer o mínimo...). Mas, considerando que no gabarito foi dada como errada e tentando imaginar o que o examinador queria, penso que o erro está no trecho "registros independentes das entidades (...)"; levando em conta a definição postada pelo colega Danilo Martins, o registro depende das entidades participantes do relacionamento.
-
TENTANDO reescrever o item corretamente:
Em um modelo entidade relacionamento, relacionamentos muitos para muitos com atributos específicos devem ser implementados como registros independentes (atributos dependentes) das entidades que participam do relacionamento.
-
Pra mim essa questão está correta.
Pois os atributos específicos do relacionamento serão independentes das entidades envolvidas já que farão parte do relacionamento, e não das entidades. Na prática, um relacionamento N:M gerará uma terceira tabela, com chaves estrangeiras para ambas as tabelas envolvidas e também com os atributos do relacionamento, portanto, os atributos são independentes das entidades, são dependentes do relacionamento.
-
eu sempre erro essa questão.. mas analisando melhor, a tabela associativa gerada possui chaves estrangeiras que apontam para as chaves primárias das tabelas de origem
Ou seja
não são atributos INDEPENDENTES, mas sim DEPENDENTES
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
há entendi essa bagaça... a questão falou que quando tem relacionamento (aquela coisa relaciona 2 atributos com formato de losango) as informações são geradas independentes, errado pois o relacionamento só existe devido das tabelas associadas.
ESCRITOR (N,M)-------<<POSSUI>> ------(N,M)LIVROS
no exemplo que coloco acima, o relacionamento "POSSUI" depende de ESCRITOR e LIVROS para existir. foi isso que a questão falou de forma errada.
-
O CESPE cobra a capacidade de o candidato sacar a maldade da questão. Quando se tem uma relação N:N com atributos da relação, tais atributos serão dependentes de ambas as tabelas, pois as chaves primárias das tabelas comporão a chave primária composta da tabela de relação.
Dada a tabela A (A1,A2,A3), tabela B (B1,B2,B3) e a tabela de relação C (A1, B1, C3), os atributos-chave da tabela C determinam os atributos da relação.
-
Peçam comentário do professor !
-
ERRADO
Em um relacionamento muitos para muitos, é criada uma entidade associativa, a qual recebe apenas registros DEPENDENTES das entidades que a deram origem.
-
Cuidado!
A questão não está falando dos atributos, mas sim do RELACIONAMENTO (basta analisar o sujeito da frase!)
Não faz sentido o relacionamento ser independente das entidades, se ele só existe DEVIDO à existência das entidades.
É isso.
GAB. E
-
Restrição de participação TOTAL: 1:1, 1:N, N:N
Restrição de participação PARCIAL: 0:1 ou 0:N
Na restrição total, obrigatoriamente tem que haver uma dependência, eu não posso escolher ficar sem o atributo da outra entidade, há uma relação de dependência.
na restrição parcial, eu posso escolher se participo ou não da outra entidade, há uma relação de independencia.
-
"Atributos específicos devem ser implementados como registros independentes das entidades que participam do relacionamento."
Sé é um atributo específico, ele tem que ficar ligado a alguma entidade. ATRIBUTO DEVE SAIR DE ALGUMA COISA, DE ALGO, ALGUÉM.
-
Lembrar tb que cada entidade (objeto) não pode possuir dois atributos (propriedades) idênticos.
-
No MER (Modelo conceitual), todo relacionamento N:N gera uma terceira tabela (Modelo relacional), dependente das chaves primárias das tabelas das entidades. Logo, não existe independência entre o relacionamento e a entidade, pelo contrário, existe uma dependência causada pelo uso das chaves primárias das entidades.
-
Os registros não devem ser independentes das entidades que participam do relacionamento. O que ocorre é a criação de uma tabela de ligação que conterá chaves estrangeiras que apontarão para os registros das tabelas relacionadas.
Gabarito: Errado
-
A questão é que o termo "independente", neste contexto, pode ser entendido como "separado", ou seja, em uma tabela à parte (e assim a colocação estaria correta). É obvio que as informaçṍes não são independentes do ponto de vista semântico, por que senão não haveria um relacionamento! Difícil é adivinhar o que a banca quer cobrar ...
Mas é o estilo do CEBRASPE usado em muitas questões: frases ambíguas para selecionar os candidatos à base de ninharias, que desfavorecem aqueles que conhecem de verdade o assunto.