Primeira Forma Normal (1FN) Esta regra define as regras de organização básica de um banco de dados, que são: Eliminar as colunas duplicadas de uma mesma tabela; Criar tabelas separadas para cada grupo de dados relacionados e identificar cada linha com uma ou mais colunas como únicas (IDs, Códigos, etc). Ou seja, todos os atributos da relação estiverem baseados em um domínio simples, não contendo grupos ou valores repetidos; Em resumo, esta 1FN faz com que cada atributo (coluna) tenha uma relação atômica (trabalhar de forma indivisível), ou seja, cada coluna deve ter apenas um valor e cada registro tenha as mesmas colunas.
Segunda Forma Normal (2FN) Nesta forma, são definidas as regras para remover dados duplicados: Estar na 1FN; Cada atributo não-chave for dependente da chave primária inteira, isto é, cada atributo não-chave não poderá ser dependente de apenas parte da chave. Ou seja, todos os seus atributos que não façam parte de alguma chave candidata devem ser determinados unicamente por qualquer chave candidata da tabela;
Terceira Forma Normal (3FN) Normalmente, quando alguns desenvolvedores ou arquitetos de BD normalizam seu banco, chegam até esta forma e para por aqui mesmo. Neste passo, iremos um pouco mais a fundo: Estar na 2FN; Eliminar as colunas que não possuem dependência funcional com as chaves primárias. todos os atributos que não são chave sejam mutuamente independentes, isto é, que não existam funções que definam um ao outro. Portanto, sempre a chave por inteiro deve definir toda a tabela; Terceira Forma Normal de Boyce-Codd (3.5 FNBC) Esta FN é chamada de 3.5, pois Boyce e Codd adicionaram mais um requisito a 3FN: Estar na 3FN (comum); Não existir dependência funcional dentro da chave primária;
Quarta Forma Normal (4FN) Para chegar a este passo, o BD precisa: Estar na 3FN; Não existir dependências multi-valoradas; Dependências multi-valoradas ocorrerem quando a presença de uma ou mais linhas em uma tabela implica a presença de uma ou mais outras linhas na mesma tabela.
Quinta Forma Normal (5FN) Esta última FN é um caso mais raro, que ocorrem na modelagem de dados, que são os relacionamentos múltiplos (ternários, quaternários e n-ários). Para finalizarmos as FNs: Estar na 4FN; Quando o conteúdo deste mesmo registro não puder ser reconstruído (junção) a partir de outros registros menores, extraídos deste registro principal.
Leia mais em http://www.diegomacedo.com.br/normalizacao-de-um-banco-de-dados/, Diego Macêdo - Analista de T.I.mentário...
Durante o projeto de um banco de dados, transformando-se as relações na quinta forma normal, garante-se que elas não terão anomalias que possam ser eliminadas usando-se projeções.
A 5FN além de eliminar a dependencia funcional de junção, também assegura que nenhuma coluna estranha ao contexto foi criada. A criação de colunas adicionais (que estão fora do contexto da aplicação) podem ser eliminadas utilizando a projeção.
Por isso, a 5FN garante que não existirão anomalias que possam ser eliminadas usando-se projeções.