SóProvas


ID
1176604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens de 39 a 43, relacionados à ética e à sua aplicação no serviço público.

A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação.

Alternativas
Comentários
  • A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação. 

    Acredito que a ética se preocupa sim com o contexto da ação.

  • Acho que o erro está em dizer que a finalidade da ética é garantir os melhores resultados, pois o próprio código (Dec. 1.171/94) diz que, mesmo sendo contrária aos interesses da pessoa interessada ou da própria administração pública, o servidor deve dizer sempre a verdade. Não podendo omiti-la ou falseá-la (Inciso VIII). 


    Se o objetivo maior fosse resultados, esse inciso não faria sentido.

  • Marquei errado, pois a ética norteia, orienta, mas não garante os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação!

  • O erro da questão está na exclusão marcada pelo OU.

    ...sustentam uma justa ou correta atuação.

    Deveria ser : justa e correta atuação.

    Bons estudos!


  • A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação.

     não é independente contexto, a ética depende justamente do contexto moral...
    Dentro daquilo que é moral a um grupo existe uma ética a ser respeitada.
    Num outro grupo cujos valores são diferentes do primeiro aquela etica pode nao se aplicar... Ética é mais uma questão filosofica onde se espelham ou normatizam o comportamento(moral)

  • na verdade a ética explica, esclarece ou investiga uma realidade elaborando conceitos. Logo a ética não faz juízo de valor. diferentemente da Moral, que é normativa, e se manifesta nas sociedades como resposta a necessidades sociais. é a moral que regulamenta as relações, então é ela que dita a  melhor maneira de agir.

  • Não sei se vocês concordam com meu pensamento, mas eu marquei "Errado" pois, em alguns contextos, não existe 'a melhor maneira de agir' e sim 'uma única forma de agir'.

  • O agir ético possui 3 variáveis:


    1) AÇÃO

    2) INTENÇÃO 

    3) CIRCUNSTÂNCIA


    Ex: retirar a vida de alguém é aético, porém se é em legítima defesa, a circunstância pode modificar o que é ou não é aético. Da mesma maneira acontece com a intenção e com a ação. Portanto, a  ética ocupa-se, dependendo do contexto da ação.

  • A ética não se preocupa com a ação em nenhum sentido. Ela é sempre uma reflexão teórica sobre o comportamento moral.

  • Não obstante os ótimos comentários dos colegas, é sempre bom encontrarmos as respostas baseadas no próprio Código de Ética.

    Assim, vejamos algumas partes do Decreto 1171, que fundamenta a Ética na Administração Pública Federal:

    III- O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo (nota-se que a finalidade da ação deve visar ao bem comum, logo, não é o contexto de atuação do agente algo totalmente independente)

    XIV c - c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; (aqui verificamos que não se trata da melhor maneira de agir em função do contexto, mas sim em função da coletividade)

    XIV - abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei


    Assim, percebemos que além do contexto, que é algo a ser observado, o bem comum é o objetivo maior da atuação da Administração e de seus agentes.

  • A Ética depende do contexto da ação. Uma conduta pode ser moral e ética, moral e antiética, imoral e ética, assim como imoral e antiética. Depende do contexto. Exemplificando: Quando um filho mente para sua mãe, que é cardíaca, sobre fato que pode levá-la a uma síncope, essa conduta se revela imoral, pois o filho mentiu e mentir é errado, mas pode, conforme o caso apresentado, ser ético, pois as consequencias da verdade poderiam levar a mãe a infartar.

  • Bizarra! Deixaria essa em branco!
    Solicitemos explicação do Professor!

  • Essa Subjetividade do Cespe em questões de Ética acaba comigo.  

  • a ética é baseada no contexto de cada ação,no comportamento de justiça social.

    ex:prender alguem que apresenta risco a sociedade torna-se necessario.pois nesse contexto houve uma ação ética porparte do estado.Agora soltar um criminoso sem a devida penalidade é uma ação antiética.logo a ética depende do motivo da ação.Em cada ação ha um juízo de valor ético que depende do contexto.
  • muito bacana o comentário do Thiago Furtado, deu para dar uma luz para quem ficou balançado com a questão.

  • Indiquem para comentário mesmo... OMG x_x

  • Eu entendi estar errado pois uma melhor maneira de agir dependerá sim do contexto da ação.

  • A melhor maneira de agir sempre vai depender do contexto e da situação. 

  • "A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação."
    Se eu for justo, não preciso ser correto e vice-versa?
    Errado.

  • OBSERVEM A DEFINIÇÃO NO ENUNCIADO DESSA QUESTÃO E TIREM SUAS CONCLUSÕES SOBRE INDEPENDE OU DEPENDE DO CONTEXTO DA AÇÃO HUMANA


    Q487953

    Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: MME - Prova: Nível Médio


    A compreensão da conduta ética do servidor público deve ocorrer em níveis de análise, a fim de abranger princípios, valores, regras e contexto da ação humana. Conhecer e compreender o desenvolvimento moral da pessoa e como a cultura se relaciona com a moral social são exemplos dos níveis de análise individual:

    a)

    b)

    c)

    d)

    e)


  • Indiquem para comentário, por favor

  • REescrevendo,

    a ética não se preocupa, com o 

    - contexto da ação;

    - maneira de agir;

    ERRADO, a ética se preocupa com isso sim.


  • Ação = MORAL

    nunca relacione, ação. atitude, caráter pratico, com etica

  • A ética ocupa-se, com o contexto da ação...

  • Ao meu ver, a questão possui dois erros:

    1 - "A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação". ERRADO. Aqui tá dizendo que pode se usar de qualquer meio, até mesmo ilícito, para garantir resultados.


    2 - "...garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação. ERRADO também. Os princípios que garante esses resultados não podem ser com base a uma condicional. O que é afirmado é que se a atitude for JUSTA ela pode ser INCORRETA, por outro lado, se for CORRETA ela pode ser INJUSTA. Essa situação não se aplica a uma condita ética.


    Consideremos também: A ética é absoluta/universal/imutável, neste contexto, sem margem para dualidade de atitudes. Para atingir um resultado fiz um milhão de coisas certas, mas se eu fizer uma só fora dos padrões éticos, aí fu... tudo. Diferente da moral, que é relativa/mutável, e sujeita a ponderações principalmente em si tratando dos costumes e tradições.


    Será que viajei? Ou mais alguém concorda comigo?... pelo ao menos em parte.

  • Ação = MORAL


  • ERRADA.

    Boa questão. Quando é a maneira de agir que está sendo julgada, é na prática da execução da atividade. E a prática está relacionada com a moral. A ética é teórica.

  • É foda, pois, neste tipo de questão, não apresentar fonte, fica parecendo achismo de todos... Marquei errada pelo "garante". Não existe garantia em nada... Veja os "garante" nas questões de informática. kkk. Será que depende do contexto? Marquem para professor corajoso responder. kkk

  • A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação,(poderá uma ação ilegal) da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação(o servidor publico deve atentar não somente ao legal ou ilegal moral ou imoral justo ou injusto mas principalmente  ao honesto e desonesto.E

  • Acredito que esse "independente" torna o item errado,pois dá margem de generalidade. Logo, gabarito  errado.

  • Não será independentemente do contexto da ação!!!!!!!!!!!!

    Açao= tem ser Moral

    Intenção = finalidade o bem comum

    Circuntancia = (consequencia do ato) tambem atingir o bem comum

  • Então depende do contexto da ação para se agir com ética?
  • Não é independente do contexto, a ética depende justamente do contexto moral.

  • A ética naum garante nada.
  • A ética ocupa-se, de fato, com a melhor maneira de agir, visando garantir os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação.

     

    Contudo, não há independência nessa busca em relação ao contexto da ação. 

     

    O contexto moral onde se insere a persecução ética influencia seu curso, seu direcionamento.

     

    Portanto, o gabarito apresenta-se como ERRADO.

  • Roubar algo no mercado e NÃO PAGAR é antiético? 

    Resposta: DEPENDE DO CONTEXTO.

     

    Vejamos, se você, pai de família, com filho e esposa para sustentar e desempregado, rouba 2 pacotes de bolacha + 1 saco de arroz para dar de comer a sua família.

    Se for justificado ESTADO DE NECESSIDADE, isso NÃO É SER ANTIÉTICO!

     

    Agora, bandido, que adentrar mercado e roubar PARA revender produtos e fazer dinheiro para comprar drogas... aí sim seria ANTIÉTICO.

     

  • Não concordo muito com isso. Mesmo em estado de necessidade roubar qualquer coisa é antiético. 

  • Tbm marquei errado, pois a ÉTICA se preocupa e se relaciona com O CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDA.

     

    GABARITO ''ERRADO''

  • ÉticaxMoral   GAB. ERRADO

    Ética é o principio..................... Moral é a conduta

    Ètica é permanente.....................Moral é temporal

    Ètica é universal............................Moral é cultura

    Ética é regra...................................Moral é conduta da REGRA

    Ética é teoria..................................Moral é pratica é a norma

  • Pessoal, cuidado ao exemplicar o trecho da questão que diz que a ética "independentemente do contexto da ação" (informação incorreta), com exemplos de roubo e furto em situação de necessidade, pois o CESPE considera que esse tipo conduta/crimes , apesar das circunstâncias, também se configuram como condutas antiéticas. Vide questão novinha sobre o assunto que caiu no TRT-7/2017 - Q846610 :

     

    "I- Um indivíduo em situação de miséria que encontrar, caída na rua, uma carteira e decidir utilizar o cartão de crédito nela guardado para adquirir medicamentos ao seu filho terá agido de acordo com as normas éticas, mas não com os princípios morais." (Gabarito: ERRADO)

  • A conduta ética deve ser sobretudo Honesta, e depende do contexto sim! O bem comum é sempre a finalidade.

  • O que é Ética?

    A ética se refere ao conjunto de valores e regras definidas por determinado grupo ou cultura, e que é comum a todos.

    O conceito de ética também pode significar o conhecimento extraído da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional.

    A ética é responsável por definir certas condutas do nosso dia-a-dia, como no caso dos códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

     

    O que é Moral?

    Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

    Tais regras norteiam os julgamentos de cada indivíduo sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e as suas ações. Os princípios morais de uma pessoa são os valores em que ela acredita.

    Resumidamente, os princípios morais refletem valores e crenças individuais, enquanto os valores éticos são aplicados a toda a sociedade ou grupo.

     

    De onde vêm os princípios morais e éticos?

    A ética é um padrão externo que pode ser fornecido por instituições, grupos ou cultura a qual um indivíduo pertence. Por exemplo, advogados, policiais e médicos devem seguir um código ético estabelecido por sua profissão, independentemente de seus próprios sentimentos ou preferências.

    A ética também pode ser considerada um sistema social ou uma estrutura para um comportamento aceitável.

    A moral, apesar de ser influenciada pela cultura e pela sociedade, são princípios pessoais criados e sustentados pelos próprios indivíduos.

     

     

    Conflitos entre ética e moral

    Um exemplo de ética em conflito com a moral é o trabalho de um advogado de defesa.

    A moral de um advogado pode lhe dizer que assassinato é errado e que os assassinos devem ser punidos. Porém, sua ética como advogado exige que ele defenda seu cliente com a melhor das suas habilidades, mesmo que ele saiba que o cliente é culpado.

     

    Exemplo do uso de ética

    O conceito de ética é utilizado quando queremos falar sobre normas ou diretrizes aplicadas a alguma organização ou sociedade, como por exemplo:

    O funcionário mostrou que não tem ética profissional ao violar o código de conduta da empresa.

     

    Exemplo do uso de moral

    A moral se refere a princípios de comportamento sobre certo ou errado, definido pelo caráter humano. Como no caso:

    Maria não ama mais o João, mas ela não o trai porque isso é contra a sua moral

    A moral de um indivíduo também pode ser influenciado por códigos de ética da sociedade. Por exemplo, a crença moral de uma pessoa de que o roubo é errado pode resultar do princípio ético do respeito à propriedade privada.​

     

    fonte: https://www.diferenca.com/etica-e-moral/

  • Thiago Furtado,que comentário ótimo

  • 45 comentários... tá na hora de indicar para comentário de um professor!

  • Depende do contexto de ação.

  • 46 comentários... tá na hora de indicar para comentário de um professor! 

    CONCORDO PLENAMENTE. E URGENTE POIS TENHO PROVA MARCADA E ESSA QUESTÃO NÃO CONSEGUI ENTENDER.

  • Pessoal o erro da questão e afirmar que a ética GARANTE OS MELHORES RESULTADOS... e isso não e verdade seria verdade dizer que pode garantir os melhores resultados, agora dizer que garante está errado.

  • questão trata do agir ético, e suas variaveis

    AÇÃO

    INTENÇÃO

    CIRCUNSTÂNCIA (ou contexto)

    nao adianta agir de maneira aparentemente ética se a intenção não o era

    ex devolver uma mala de dinheiro esperando uma recompensa e não por apenas entender ser o correto (ético)

  • Conduta Ética
    → Para que uma conduta possa ser considerada ética, três elementos essenciais devem ser ponderados:

    AÇÃO =  ATO MORAL 

    INTENÇÃO = FINALIDADE 

    CIRCUNSTÂNCIAS = CONSEQUÊNCIAS DO ATO 

    Se um único desses três elementos não for bom, o comportamento não é ético. Assim, a ação (ato
    moral), a intenção (finalidade), e as circunstâncias e consequências do ato devem ser boas, corretas
    e certas.

    Prof. Che, AlfaCon

  • Li todos os 50 comentários e acredito que o raciocínio que justifica a questão é o do colega Ilson Diniz .

     

    A conduta ética nem sempre será a que garante os melhores resultados.

     

    Ex: Um funcionário dos Correios recebe um valor x por uma encomenda e o cliente sai sem esperar para receber o troco. A conduta mais vantajosa (financeiramente) é a de o funcionário não devolver o troco, porém, essa conduta é antiética.

  • olha, circunstância não é nesse sentido de contexto e sim das consequencias do ato. Sinceramente não sei oque esta errado nessa quetão. 

  • O que matou na questão foi o uso do conectivo "OU" invés de "E".
  • Ela depende do contexto, não é independentemente....
  • Depois de fazer a questão e ler os comentários, acredito que o erro da assertiva seja a afirmação "independente do contexto da ação", uma vez que ação vincula-se ao o que é ou não considerado ético.

  • O agir ético possui três variáveis: 

    A Ação -> Inteção -> Circusntância

  • A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação.

     

    Ser ético não garante os melhores resultados

    independe do contexto, que pode ser favorável ou nao para a conduta etica

  • Se a ética é um parâmetro universal, como ela vai depender do contexto?

  • A ética é algo relativo, o que é ético para você pode não ser para o seu vizinho, por exemplo, e cabe então a lei tratar todos de forma igual e determinar, nos casos "definidos", como será a conduta da ADM PÚB., a lei procura garantir que o interesse público seja superior ao privado, e são nesses fatos onde ocorre situações em que a Adm. Púb. deverá agir para que o interresse de uma ou algumas pessoas sejam "suprimidas" para que o bem estar geral/coletivo seja resguardado.

     

    A cultura, experiência e a convivência define a ética de uma pessoa, não é algo fixo, predeterminado ou impessoal.

  • A ética ocupa-se, independentemente do contexto da ação, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação.

     

    Essas em vermelho são as palavrinhas mágicas que entram no subconsciente e iludem as crianças.. rssrs, é um verdadeiro mundo cor de rosa - um doce.!

     

    TUDO NESSA VIDA DEPENDE DE UM CONTEXTO !!, blz?

     

  • Ética é a reflexão sobre quais ações são virtuosas (boas) e sobre quais não são. É especulativa. É uma investigação teórica, buscando responder sem alcançar respostas definitivas. É a doutrina do valor do bem. É o conhecimento que oferece ao homem critérios para que ele possa escolher qual a melhor conduta para atender o interesse de todos.

  • Estou só de olho numa galera que cola ora uma coisa ora outra. Hoje concorda, amanhã discorda. Hoje universal, amanhã relativo. Ou vocês adotam a corrente relativista ou absolutista da ética. 

     

    Por favor, sejam mais coerentes.

     

    #querovernahoradaprovasemresuminhovaichoraremamãenãovaiver #pas

  • Não é independente do contexto.

    Há 3 Elementos indispensáveis de uma conduta ética, e os três devem ser considerados bons, concomitantemente:

    - Ação

    - Intenção

    - Circunstâncias

  • A expressão "independentemente do contexto da ação" compromete o acerto desta afirmativa.

    Com efeito, valores morais e éticos variam no tempo e no espaço. Evoluem, progridem, se modificam, bem assim não são os mesmos em todos os lugares em que se estiver analisando uma mesma conduta. Ademais, as circunstâncias em que se realiza a "ação" a ser analisada também precisam ser devidamente sopesadas.

    Por exemplo, a supressão de uma vida humana, apenas para se experimentar proveitos pessoais de ordem patrimonial, constitui comportamento ostensivamente antijurídico e que, de idêntica maneira, agride quaisquer noções de ética e moral. No entanto, se a conduta for praticada em legítima defesa, a fim de repelir grave e injusta agressão atual ou iminente, desaparece a ilicitude, a imoralidade e, do mesmo modo, seu caráter antiético.

    Em conclusão, não há como se desprezar, tal como sustentado na proposição ora comentada, o "contexto da ação", ao se avaliar um dado "agir" de um indivíduo.

    Ademais, a palavra "ou" no final da assertiva também suscita dúvidas severas, porquanto transmite a ideia de que em sendo correta a conduta não precisaria ser justa, e vice-versa, o que não nos parece correto. Cuida-se de adjetivos que precisam caminhar lado a lado, o que, inclusive, tem apoio na regra de número II do Código de Ética Profissional, vazado no Decreto 1.171/94, litteris:

    "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal."


    Nestes termos, considero incorreta a assertiva.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • "independentemente do contexto da ação" comprometeu a questão.

     

    Gab. E

  • Tô acertando mais PT do que essa joça

  • Tô acertando mais PT do que essa joça

  • Olho o tombo...

  • A ética ocupa-se,DE ACORDO COM O CONTEXTO MORAL, da melhor maneira de agir, garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação

  • Gabarito errado.

    A ética é normalmente consistente, embora pode mudar caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependendo de determinada situação.

    ÉTICA:

    É O ESTUDO DA MORAL;

    É INDIVIDUAL;

    PORQUE DE ACREDITARMOS QUE ALGO É CERTO OU ERRADO? ISSO É INDIVIDUAL.

    PODE MUDAR CASO AS CRENÇAS DO INDIVÍDUO MUDEM.

    UMA PESSOA PODERÁ IR CONTRA SUA ÉTICA PARA SE AJUSTAR A UM DETERMINADO PRINCÍPIO MORAL, COM POR EXEMPLO, O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONDUTA DE SUA PROFISSÃO.

    CONDUTA INDIVIDUAL, MODO DE SER;

    UNIVERSAL, PERMANENTE E TEÓRICA.

    MORAL:

    SE REFERE A REGRAS DE CONDUTAS, QUE SÃO APLICADOS A DETERMINADOS GRUPOS, EM DETERMINADAS CULTURAS;

    PORQUE A SOCIEDADE NOS DIZ QUE ALGO É CERTO OU ERRADO?

    É SISTEMA SOCIAL;

    PODE VARIAR DE ACORDO COM CADA CULTURA OU GRUPO;

    É COSTUMEIRA, OU SEJA, CULTURAL;

    É CULTURAL, TEMPORAL E PRÁTICA.

  • Depende do contexto pois a ética estuda a moral. Não da pra saber se a conduta foi ética ou não sem sabe o contexto

  • Em 22/09/20 às 19:47, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 18/09/20 às 11:03, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 15/09/20 às 15:53, você respondeu a opção C.

    !

  • Tem que respeitar o lindo comentário do professor do QC dessa questão!

  • Independentemente do contexto? Por mais que as ações dos servidores devam ser amparadas pela lei (tipicidade), existem maneiras de se lidar com cada situação, até por isto existem vários dispositivos.

  • A ética tem por objetivo a determinação do que é certo ou errado, bom ou mau em relação às normas e valores adotados por uma sociedade.

    ERRADO

    A ética não determina nada.

  • A expressão "independentemente do contexto da ação" compromete o acerto desta afirmativa.

    Com efeito, valores morais e éticos variam no tempo e no espaço. Evoluem, progridem, se modificam, bem assim não são os mesmos em todos os lugares em que se estiver analisando uma mesma conduta. Ademais, as circunstâncias em que se realiza a "ação" a ser analisada também precisam ser devidamente sopesadas.

    Por exemplo, a supressão de uma vida humana, apenas para se experimentar proveitos pessoais de ordem patrimonial, constitui comportamento ostensivamente antijurídico e que, de idêntica maneira, agride quaisquer noções de ética e moral. No entanto, se a conduta for praticada em legítima defesa, a fim de repelir grave e injusta agressão atual ou iminente, desaparece a ilicitude, a imoralidade e, do mesmo modo, seu caráter antiético.

    Em conclusão, não há como se desprezar, tal como sustentado na proposição ora comentada, o "contexto da ação", ao se avaliar um dado "agir" de um indivíduo.

    Ademais, a palavra "ou" no final da assertiva também suscita dúvidas severas, porquanto transmite a ideia de que em sendo correta a conduta não precisaria ser justa, e vice-versa, o que não nos parece correto. Cuida-se de adjetivos que precisam caminhar lado a lado, o que, inclusive, tem apoio na regra de número II do Código de Ética Profissional, vazado no Decreto 1.171/94, litteris:

    "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no , e ."

    Nestes termos, considero incorreta a assertiva.

    Gabarito do professor: ERRADO

  • Para mim, atitude justa e correta INDEPENDE de circunstância. Inclusive dando o exemplo do colega em um dos comentários - se mato por vingança, então sou aético (Não é ação correta, nem justa, ok?). Se mato por legítima defesa, como excludente de ilicitude, então ainda sou aética (a ação é justa, mas não correta).

    Nesse contexto, o melhor resultado seria ninguém matar ninguém. Dessa forma, qualquer ação incorreta não é ética, embora justificável, a exemplo das excludentes de ilicitude, que são exceções ao dever legal.

    Relembrando o conceito de ética: conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Logo, se agrega valor e moralidade não tem como o resultado ser ruim, obviamente de forma pertinente à cultura do que se entende como ético e moral.

    Discordo do gabarito, mas aceitaria se disse INDEPENDENTE DA CULTURA (local), ai sim, poderia concordar.

    GAB. E

    Avante!

  • essa matéria é muito subjetiva, vou ter que ir no cara ou coroa

  • quem tava na dúvida, todavia acertou só pela inserção da palavra ''INDEPENDENTE'' curte aqui!

  • Na real, acho que o erro está na parte: garantindo os melhores resultados por meio dos princípios que sustentam uma justa ou correta atuação.

    Pegar um exemplo do Cortella:

    Numa fila enorme num restaurante para tomar um Choop, morto de sede, com muita fome, há mais de 3 horas na fila... O gerente vem e o convida para sentar-se a uma mesa reservada, e furar a "fila"... Porém, ele não aceita

    Isso garantiria o melhor resultado? Para ele sim, porém não seria o correto, não seria ético...

  • Acho que tem a ver com "JUSTA" já que o JUSTA é sinônimo de justiça, lei... e a ética não se apega a LEI, podendo ser ÉTICO e não ser LEGAL e nem tudo que é LEGAL é ético... acho que tá errada por isso.

  • Bom, até onde aprendi. a Ética não se preocupa com a ação. Isso é papel da Moral. Matei a questão por aí.

  • Eu entendi esse "independentemente do contexto" como uma referência ao caráter universal e imutável da ética, não achei que estaria errado, pois a moral é que trata desses fatores. Já é a segunda vez que eu erro essa questão utilizando esse raciocínio...

    De qualquer forma vale a pena ler o comentário do professor nessa questão.

  • Ética= dever ser

    Moral= AÇÃO/Maneira de agir

  • O cara dizer que uma questão dessa estar errada kkk leva pra qualquer prof de filosofia pra vÊ

  • a ética é reflexiva, ela não orienta nada, por isso gabarito errado

  • Depois de quase 40 questões entendo que para CESPE a ética é uma reflexão, e a moral está mais ligada a ação.

  • éTica= Teoria

    MoRal= pRática

  • ERRADO

    MANEIRA DE AGIR SE REFERE A MORAL.