SóProvas


ID
1176796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

A acumulação de massas documentais resulta da ausência de tratamento adequado durante o período em que o valor primário dos documentos é maior

Alternativas
Comentários
  • O valor primário relaciona-se ao motivo pelo o qual o documento foi produzido, logo, a definição de prazos deve considerar a frequência de uso que a instituição faz do documento para concluir a ação que determinou sua criação.


    diante do conceito de valor primario, entendo que se há acumulação de documentos durante seu valor primario, não será possivel definir a frequencia de uso, transferencia , eliminação, ou recolhimento de tantos documentos acumulados.


  • belo comentário Natalia

  • Percebo que alguns colegas criticam quando,  apenas o gabarito é o comentário. Prefiro elogiar o altruísmo daqueles que colocam a resposta pensando nos que não tem condição de pagar a assinatura do site, embora seja um valor irrisório.  

  • Correto, pois nem todos os documentos que percorrem a fase primária ( fases corrente e intermediária ) chegarão à fase permanente. Desse modo, uma má gestão na fase primária poderá permitir que documentos sem valor permanente chegue a esta fase, ocasionando, dessa forma, acumulação desnecessária de documentos, uma vez que os documentos poderão ser eliminados já na fase corrente se não possuir valor permanente.  

  • O mais interessante é que criticou a colega e NADA ACRESCENTOU. Parabééééns pelo comentário Gian Matias!

    "Devido à falta de implantação de políticas, programas e projetos de gestão de documentos nas organizações, e da ausência de profissionais arquivistas bem como de funcionários com treinamento devido, acaba por gerar o que, no país, vem se generalizando em denominar de “massa de documentos acumulados”. Sendo assim, a massa documental acumulada é consequência da má gestão do arquivo corrente."

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CC4QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.bibliotecadigital.ufmg.br%2Fdspace%2Fbitstream%2Fhandle%2F1843%2FBUBD- 99NL3G%2Faoi_eci_jtmr_2011.pdf%3Fsequence%3D1&ei=IU3aU6_IHM2xyASb24GAAw&usg=AFQjCNF4FBBx8OaiWTVd4AOiQhig-gjmSg&sig2=nZqPjoSRkIVa0EfMrJtlOA

  • Errei por causa da expressão "...valor primário dos documentos é maior"

    Não sabia que existia valor primário maior.
    Pensei que os valores eram primário ou secundário.
  • Eu acho desnecessário o tipo de comentário seco e sem alguma justificativa do tipo "Certo ou Errado" afinal quando qualquer pessoa responder a questão, ou vai acertar ou vai errar, logo, não sendo assinante saberá se acertou ou errou a questão. Más o espaço é livre... 

  • Caro Jovenil, se  o usuário NÃO é assinante ele tem limite de resposta diário, logo, os comentários apenas com o gabarito ajudam estas pessoas. Passar em concurso não é fácil!! Se você tem possibilidade de ser assinante, parabéns, isso te deixa apenas a meio passo à frente. Assim como você se beneficia da generosidade dos colegas em dividir seus conhecimentos aqui, também não devemos esquecer daqueles que ficam ansiosos por não poderem clicar em "resolver" e que ficam sem saber a resposta correta.

    Generosidade nunca fez mal a ninguém e egoísmo é o primeiro estágio do fracasso.


    GABARITO: CERTO

  • Jovenil, o problema é que as pessoas comentam as questões e, às vezes, não é suficiente para saber se o gabarito da questão é certo ou errado (para quem não é assinante). Por isso que algumas pessoas, com o intuito de ajudar, colocam somente texto "certo" ou "errado".

    Seria muito bom se todos os usuários, antes de explicar a questão, colocasse o gabarito. Eu sempre faço assim.

    Bons estudos a todos.

  • GAB. C

    Eu acho que os professores do QC devem começar a comentar mais questões de outras disciplinas como por exemplo arquivologia.

  • Gente!!! Vamos gastar energia estudando e ajudando aos colegas. Força.Foco e Fé.

  • A acumulação de massas documentais é o resultado da ausência de uma política informacional nas instituições, especialmente do controle de produção de documentos. Essa falta de controle permite que muitos usuários produzam informações desnecessárias e em grande volume, o que acarreta a utilização ineficiente de recursos como espaço físico, materiais, pessoas e financeiro, além de dificultar o acesso e facilitar a perda de informações.
  • ah esses professor do qc sao ruim pra poha ............. nem compensa ver o comentario deles na maioria das vezes 

  • Gabarito: Certo

     

    Nem todos os documentos que percorrem as fases corrente e intermediária chegarão à fase permanente. Assim sendo, uma má gestão na fase corrente, poderá permitir que documentos sem velor secundário cheguem à fase permanente, ocasionando a acumulação desnecessária de documentos, uma vez que os documentos poderão ser eliminados já na fase corrente, se não possuírem valor secundário.

  • eu não entendo porque eu que pago tenho que deixar comentário para quem não paga. é tão barato gente, não é egoísmo nem nada do tipo, mas pense do lado oposto a pessoa está usufruindo de algo que ela não merece só porque você acha q tem q ser um bom cristão? se fosse para ser gratuíto o qc parava de cobra mensalidade. 

  • Pedro Coelho você não tem que deixar comentário algum se não quiser. Agora reclamar de quem faz de boa vontade? Primeiramente que você nem sabe se a pessoa merece ou não, cada um sabe de suas próprias condições e onde o calo aperta. Só tenho a agradecer a quem comenta, pois me ajudou e ajuda muito, mesmo atualmente eu sendo assinante. E saiba que tudo que você faz de bom pros outros retorna pra você. Até

  • Comentário:

     

    Coloquemos desta forma: a acumulação de massas
    documentais (volume de documentos) é um fenômeno verificado quando a entidade
    não é capaz de tratar adequadamente os assuntos consubstanciados nos
    documentos.


    Em poucas palavras: entram mais documentos do que o órgão é capaz de
    trabalhar. Pense em um fórum do Tribunal de Justiça em uma capital e você terá
    ideia do que estou falando: saem cinco processos, mas entram 10, e de repente
    temos 30.000.

    Veja que tanto a ausência de funcionários como a demanda excessiva do
    arquivo não formam, a princípio, acumulo de massas documentais, mas é o que
    ocorre depois disso (funcionários que não conseguem dar vazão aos documentos,
    através da resolução do problema nele consubstanciado).


    Em sendo um problema decorrente especificamente do valor primário do
    documento (o documento foi criado para resolver um assunto, assim como seus
    29.999 irmãozinhos ), o acúmulo terá origem justamente no arquivo corrente,
    podendo se alastrar para os demais arquivos.


    E não, esses documentos não podem ser eliminados indiscriminadamente, o
    que torna o problema da acumulação de massas documentais particularmente
    espinhoso.

     

     

    Em todo caso, a assertiva tratou corretamente o tema.

     

    Item Certo.

     

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 114 de 129

     

  • Vamos entender, primeiramente, o que a questão quer dizer com "valor primário maior"?

     

    O valor primário refere-se ao uso administrativo para o órgão, razão primeira da criação do documento, o que pressupõe o estabelecimento de prazos de guarda ou retenção anteriores à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Logo, o valor primário está presente nos documentos de arquivo das fases corrente e intermediária, ok?

     

    Prosseguindo, vamos perceber, então, que os arquivos na fase corrente possuem um valor primário maior, enquanto que os arquivos da fase intermediária possuem um valor primário menor, ou seja, decrescente em relação à fase corrente.

     

    O item afirma que a acumulação de massas documentais resulta da ausência de tratamento adequado durante o período em que o valor primário dos documentos é maior, ou seja, a acumulação desordenada dos documentos na fase corrente. De fato, por ser fase obrigatória de todo documento de arquivo, a fase corrente, onde o documento é produzido, possuindo valor primário mais elevado, é a principal etapa de análise documental no tocante à acumulação ordenada ou desordenada.

     

    Assim, a atividade de avaliação deverá ser realizada no momento da produção (fase corrente - valor primário maior), paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar essa acumulação desordenada.GABARITO: CERTO.

  • Gab: CERTO

    Massa Documental: refere-se a um conjunto de documentos não tratados ou que não estão sendo organizados seguindo um critério padrão-lógico, ou armazenados e acondicionados de maneira não adequada.

    Meus resumos.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gab. C

    Na fase corrente, onde o documento é produzido, é feita a análise e classificação dos documentos a fim de organizar e acumular ordenadamente o documento. Desse modo, se porventura no arquivo corrente (período em que o valor primário dos documentos é maior) houver ausência de tratamento adequado, provavelmente surgirão massas documentais: conjunto de documentos não tratados ou que não estão organizados segundo critério padrão-logico.