SóProvas


ID
1177966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O sistema de gestão de TI de uma empresa necessita avaliar o nível de maturidade dos projetos de seu portfolio de investimentos em tecnologia verde. Para isso, o Executivo da área de controles definiu que o modelo Cobit deve ser utilizado para realizar essa medição.

O nível mensurado dos projetos foi 1 (Ad hoc), que apresenta a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Vejamos o que diz o COBIT 4.1 (pag. 21):

    "0 Inexistente – Completa falta de um processo reconhecido. A empresa nem mesmo reconheceu que existe uma questão a ser trabalhada.

    1 Inicial / Ad hoc – Existem evidências que a empresa reconheceu que existem questões e que precisam ser trabalhadas. No entanto, não existe processo padronizado; ao contrário, existem enfoques Ad Hoc que tendem a ser aplicados individualmente ou caso-a-caso. O enfoque geral de gerenciamento é desorganizado.

    2 Repetível, porém Intuitivo – Os processos evoluíram para um estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas fazendo a mesma tarefa. Não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixado com o indivíduo. Há um alto grau de confiança no conhecimento dos indivíduos e conseqüentemente erros podem ocorrer.

    3 Processo Definido – Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. É mandatório que esses processos sejam seguidos; no entanto, possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não são sofisticados mas existe a formalização das práticas existentes.

    4 Gerenciado e Mensurável – A gerencia monitora e mede a aderência aos procedimentos e adota ações onde os processos parecem não estar funcionando muito bem. Os processos estão debaixo de um constante aprimoramento e fornecem boas práticas. Automação e ferramentas são utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.

    5 Otimizado – Os processos foram refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da maturidade como outras organizações. TI é utilizada como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptar-se."

    Com base nisso, marcaria a alternativa A), e certamente entraria com recurso. A alternativa é diz que uma empresa está no nível 1 (Inicial-AD/HOC) quando "não há conscientização da importância de um planejamento de infraestrutura de tecnologia para a entidade" não me parece estar correto. Pois, essa falta de conscientização está mais aderente ao nível 0 (Inexistente), onde o COBIT diz: "Completa falta de um processo reconhecido. A empresa nem mesmo reconheceu que existe uma questão a ser trabalhada.".

    Bons estudos!