SóProvas


ID
1178080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas de refinada cortesia usuais no século passado. Ontem o estilo tendia ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa.

Considere-se, entretanto, que não há uma forma específica de linguagem administrativa, mas, sim, qualidades comuns a qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e impessoalidade.

Considerando as informações veiculadas no texto acima e os elementos fundamentais das práticas de redação oficial, julgue os itens de 13 a 15, conforme o Manual de redação oficial do TCDF.

O trecho a seguir está em desacordo com o requisito da correção gramatical necessário às comunicações oficiais: Mesmo antes dessas exigências serem expostas, o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação.

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde!  O trecho a seguir está em desacordo com o requisito da correção gramatical necessário às comunicações oficiais: Mesmo antes dessas exigências serem expostas, o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação.

    Certo. Na língua portuguesa é INADMISSÍVEL SUJEITO PREPOSICIONADO, portanto acertou a banca em dizer que está em desacordo. Veja: - Incorreto: Mesmo antes dessas exigências serem expostas, o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação. - Correto: Mesmo antes de essas exigências serem expostas, o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação. (Essas exigências é sujeito de serem exposta e por isso não pode vir preposicionada.) Natália.
  • QUESTÃO CERTA

    Mesmo antes dessas exigências serem expostas( REDUNDÂNCIA, NÃO SE FAZ NECESSÁRIO, TEXTO NÃO CONCISO TRANSMITIR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES COM O MÍNIMO DE PALAVRAS bastava informar a parte em sublinhada), o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação.

  • Será que o erro pode ser a conjugação do verbo manifestar? Ao invés de pretérito perfeito(manifestou) o correto ser pretérito mais que perfeito(manifestara) , isto porque a ação de manifestar-se ocorreu “antes das exigências serem expostas”


  • O enunciado informa que a oração acima está errada, ou seja, em desacordo com as normas da Redação Oficial. Ao analisar a frase percebemos que o sujeito é “dessas exigências”. Ora, segundo a gramática, não existe sujeito preposicionado. O correto é “Mesmo antes de essas exigências serem expostas...”. Desta forma o enunciado está correto ao informar que o trecho está em desacordo. A alternativa é correta. 


  • O comentário da professora calha. Fez-me lembrar da regra do sujeito preposicionado.

    O trecho a seguir está em desacordo com o requisito da correção gramatical necessário às comunicações oficiais: Mesmo antes dessas exigências serem expostas, o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação.

    HÁ MAIS UMA OBSERVAÇÃO PERTINENTE:

    Mesmo antes dessas exigências [DE ESSAS EXIGÊNCIAS] serem expostas, o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação.  o Órgão manifestou-se contrário à sua regulamentação. O pronome possessivo "sua" remete ao sujeito "essas exigências". Portanto: ... o Órgão manifestou-se contrário às suas regulamentações.

    Vício na concordância NOMINAL.

  • Além do sujeito preposicionado, não está errado também o termo "mesmo antes'? O certo não seria "antes mesmo"?

  • DESSAS DE ESSAS

  • questão mal feita da desgraça