SóProvas


ID
1178086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas de refinada cortesia usuais no século passado. Ontem o estilo tendia ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa.

Considere-se, entretanto, que não há uma forma específica de linguagem administrativa, mas, sim, qualidades comuns a qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e impessoalidade.

Considerando as informações veiculadas no texto acima e os elementos fundamentais das práticas de redação oficial, julgue os itens de 13 a 15, conforme o Manual de redação oficial do TCDF.

Está correta, conforme a padronização oficial das formas de tratamento, a sequência a seguir:

Cargo – Conselheiro(a);
Forma de tratamento – Excelência;
Vocativo – Senhor(a) + cargo.

Alternativas
Comentários
  • Fiquem atentos galera, manual do TCDF (http://www.tc.df.gov.br/app/biblioteca/pdf/PE500414.pdf página 238)

    Mas até que não seria muito problema, já que pelo manual da Presidência estaria correto também:

    Agentes do Poder Legislativo (Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais)

    Pronome - Vossa Excelência

    Vocativo - Senhor + Cargo

    Endereçamento - A Sua Excelência o Senhor...

  • Conselheiro é um cargo que faz parte do Poder Legislativo. Assim como outros cargos, ele recebe o pronome de tratamento “Vossa Excelência”. Como vocativo, ele recebe a denominação “Senhor Conselheiro”. Desta forma, a alternativa está correta. 


  • Comentário da professora dispensa maiores explicações.

    Trata-se como Vossa Excelência: 

    Poder legislativo: Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais,

  • O comentário do professor está perfeito. Ocorre que, para uma questão do padrão CESPE, eu entendi como uma possível "pegadinha" a ausência da forma de tratamento completa "Vossa Excelência", uma vez que, na questão está apenas a forma de tratamento Excelência, o que fatalmente induz qualquer candidato a erro.

  • Não consegui entender porque sem "VOSSA" está correto a assertiva .

  • WALDERY LEMOS acredito EU que a questão continua correta sem o "Vossa" pois ele faz menção a "Forma de Tratamento" que poderá ser utilizada como "Vossa Excelência", que é o pronome de tratamento, ou no endereçamento da correspondência "A Sua Excelência o Senhor...", que também não deixa de ser uma forma de tratamento. Mas em ambos o núcleo da forma de tratamento continua sendo "Excelência"

  • Lógico que a questão está errada. Falta o "vossa".

    Mais uma vez, gente vendo o gabarito da questão para forçar a resposta.

  • DISCORDO.


    Na forma de tratamento não tem como utilizarmos apenas a palavra "Excelência", o certo seria "Vossa Excelência", portanto, a questão está errada.


    Para aqueles que estão defendendo o comentário da professora, não tenho dúvida que ela utilizaria o argumento que acabei de expor, caso a banca tivesse considerado a questão como errada.


  • Está questão NÃO tem como base o Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

    A questão está correta de acordo com o Manual de redação oficial do TCDF, (2ª edição, p.254 - Anexo IV) como pede o enunciado da questão.

    Cargo – Conselheiro(a);
    Forma de tratamento – Excelência;
    Vocativo – Senhor(a) + cargo.

     

    Fonte: http://www.tc.df.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=3830bffe-c2a3-41fd-8f13-64061c597a5b&groupId=20402