SóProvas


ID
1178368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à contabilização dos itens patrimoniais e de resultado, bem como aos seus efeitos, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o regime de competência, os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão própria devem impactar o resultado da entidade no exercício em que for efetuada a transação.

Alternativas
Comentários
  • Contabilização da aquisição de ações de emissão própria (Ações em tesouraria) 

    8. A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade. 

    9. Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações. 

    10. Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houver sido utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade. 


    Fonte - CPC 08

  • Pegadinha! Ações em Tesouraria (ou "Ações de Emissão Própria") afetam apenas contas do PL, não passando pelo resultado.

  • o   AÇÕES EM TESOURARIA:

     

    §  As ações em tesouraria são ações da empresa adquiridas pela própria empresa e mantidas na tesouraria.

     

    §  São também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    Ações em Tesouraria (ou "Ações de Emissão Própria") afetam apenas contas do PL, não passando pelo resultado.

  • Gab E

    A questão não quer saber se ações em tesouraria é uma conta do PL, como os colegas justificaram. Mas sim se os custos de transação envolvidos serão classificados como despesa (DRE). O colega Rafael Souza trouxe o dispositivo que dispõe sobre isso, apesar de não ter especificado o trecho que revela a resposta da questão:

     

    CPC 08 - Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houver sido utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade

  • De acordo com o CPC 08 R1,

    A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.
    Gabarito: ERRADO.
  • A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.

    Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações. São contabilizados, portanto, na conta ações em tesouraria dentro do patrimônio líquido da entidade.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • AÇÕES EM TESOURARIA (ou ações de emissão própria) É UMA Retificadora de P.L, ou seja afeta somente o P.L, reduzindo-o

    Contas de resultado = Despesas e receitas

    Contas de patrimônio = Ativo, passivo e P.L

  • Gab. E

    Excelente comentário do Rafael de Souza!

  • Errado.

    As formações de reservas de capitais, de lucros e ações em tesouraria (que são as compras realizadas pela própria empresa de suas ações a fim de retirá-las de circulação) não são consideradas receitas (de acordo com CPC 00) e não transitam, portanto, pela DRE, pois não dizem respeito aos esforços da entidade para captar benefícios econômicos, são fatos puramente permutativos.

  • Os custos de transação na aquisição de Ações em Tesouraria, serão tratados como acréscimos nos custos de tais ações.

    Os custos de transação na alienação de Ações em Tesouraria, serão tratados como redução no lucro ou aumento no prejuízo computadas DIRETAMENTE NO PL.

  • Custo de transação na aquisição ou venda de ações em tesouraria = custos de corretagem ( aumenta ou diminui o custo das ações)

    A diferença entre o custo de aquisição e o valor de venda vai para reservas de capital, creditando ou debitando.

  • Custos das transações de ações próprias não transitam pelo resultado, são registrados diretamente no PL, bem como o Ágio.

  • Não afeta contas de resultado, apenas o PL
  • Gabarito: Errado

    Não há o que se falar em resultado neste caso...E sim, PL.

  • Nos termos do CPC 08:

    • Os ganhos ou perdas gerados na venda de ações em tesouraria não são contabilizados no resultado, mas sim no patrimônio líquido, na conta que deu suporte à aquisição dessas ações.

    Q490697 - Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão própria devem ser registrados em conta do patrimônio líquido, como acréscimo ao custo das ações em tesouraria, no momento da aquisição = C.

    Gabarito errado.

  • Bizu:

    - Se a despesa ainda não ocorreu e não foi paga, não irá aparecer na contabilidade.

    - A despesa já incorrida e ainda não paga aparece como passivo (despesa a pagar).

    - A despesa já paga e ainda não incorrida aparece como ativo (despesa paga antecipadamente).

    - E a despesa já incorrida e já paga aparece apenas na demonstração do resultado, como despesa.

  • PESSOAL , corrijam-me se estiver errado , mas os custos na aquisições de ações de tesouraria ENTRAM NO CUSTO DA AÇÃO , NÃO É ? no caso, não seriam despesas