"O aumento dos salários nominais acarreta deslocamento da curva de demanda agregada para a direita, além de um aumento do produto de equilíbrio"
Economia não é minha formação profissional, entretanto, acredito que a questão aqui é bem simples, basta conceituar os termos "demanda" e "produto de equilíbrio". Vamos lá:
Demanda: consumo, procura.
Produto de equilíbrio: relação harmoniosa entre a oferta e a procura.
Curva para direita (redução), Curva para esquerda (aumento) (basta lembrar dos gráficos com eixos x e y)
Portanto, em outros termos, a afirmação feita pela questão é que, com o aumento do poder de compra (real ou não) vai ocorrer uma redução na procura (consumo) levando por consequência a um maior equilíbrio na relação oferta X procura do produto.
Obviamente isso está incorreto. O que se observa com o aumento de salário (mais dinheiro circulando) é:
a) do ponto de vista do agente econômico família, o aumento do consumo, o que leva ao aumento da procura e à redução da oferta (a uma redução do equilíbrio), consequentemente, ao aumento de preços (inflação);
b) do ponto de vista do agente econômico empresa: uma redução na produção em função do encarecimento da mão de obra, fato este que também gera alteração no equilíbrio do produto, reduzindo sua oferta no mercado e elevando seu preço (inflação).
Portanto, a sentença correta seria:
"O aumento dos salários nominais acarreta deslocamento da curva de demanda agregada para a esquerda, além de um redução do produto de equilíbrio"
Creio que seja esta a explicação. Se não estiver correta ou se estiver incompleta, por favor, sintam-se a vontade para me corrigir. Ok?
Muito obrigado!