SóProvas


ID
1178458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria macroeconômica, julgue os itens de 139 a 143.

O aumento dos salários nominais acarreta deslocamento da curva de demanda agregada para a direita, além de um aumento do produto de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro está em "além de um aumento do PRODUTO de equilíbrio", se fosse PONTO de equilíbrio estaria correto.

    Obs: Salário Nominal - É o ordenado pago ao trabalhador.

              Salário Real - É o poder de compra do ordenado.

  • Nem sempre um aumento do salário nominal acarretará aumento da demanda.

    O aumento da demanda não acontecerá, por exemplo quando o salário nominal não gerar um aumento real da renda. Sem o aumento real não haverá aumento da demanda.

  • Alterações salariais influenciam o fator de produção mão de obra, portanto desloca a curva de OFERTA AGREGADA e não de demanda agregada. Aumento dos salários nominais aumentam o valor da mão de obra, então as empresas contratam menos, assim a curva de oferta agregada, no curto prazo, é deslocada para esquerda e para cima, elevando os preços e reduzindo o produto.

  • A gente se perde com os comentários que muitas vezes envés de ajudar vai nos atrapalhar. Aff.


  • Resposta segundo o professor Coutinho do estratégia de concurso:


    Comentários:

    O aumento dos salários nominais acarreta deslocamento da curva de OFERTA agregada para a ESQUERDA, além de uma DIMINUIÇÃO do produto de equilíbrio.

    Gabarito: Errado.


  • "O aumento dos salários nominais acarreta deslocamento da curva de demanda agregada para a direita, além de um aumento do produto de equilíbrio"

    Economia não é minha formação profissional, entretanto, acredito que a questão aqui é bem simples, basta conceituar os termos "demanda" e "produto de equilíbrio". Vamos lá:

    Demanda: consumo, procura.

    Produto de equilíbrio:  relação harmoniosa entre a oferta e a procura.

    Curva para direita (redução), Curva para esquerda (aumento) (basta lembrar dos gráficos com eixos x e y)

    Portanto, em outros termos, a afirmação feita pela questão é que, com o aumento do poder de compra (real ou não) vai ocorrer uma redução na procura (consumo) levando por consequência a um maior equilíbrio na relação oferta X procura do produto. 

    Obviamente isso está incorreto. O que se observa com o aumento de salário (mais dinheiro circulando) é: 

    a) do ponto de vista do agente econômico família, o aumento do consumo, o que leva ao aumento da procura e à redução da oferta (a uma redução do equilíbrio), consequentemente, ao aumento de preços (inflação);

    b) do ponto de vista do agente econômico empresa: uma redução na produção em função do encarecimento da mão de obra, fato este que também gera alteração no equilíbrio do produto, reduzindo sua oferta no mercado e elevando seu preço (inflação).

    Portanto, a sentença correta seria: 

    "O aumento dos salários nominais acarreta deslocamento da curva de demanda agregada para a esquerda, além de um redução do produto de equilíbrio"

    Creio que seja esta a explicação. Se não estiver correta ou se estiver incompleta, por favor, sintam-se a vontade para me corrigir. Ok?

    Muito obrigado!

  • GBARITO (ERRADO)

    salário nominal= é a quantidade de moeda recebida pela prestação de serviço.

    salário real= é o poder de compra de bens/serviços que advém do salário nominal.

    aumento salário nominal= política monetária restritiva, curva de demanda para esquerda, reduz produto de e quilíbrio

    aumento salário real= política monetária expansionista, curva demanda direita, aumenta produto de equilíbrio


  • O aumento do salário nominal também pode ser considerado uma política monetária restritiva (Curva LM), deslocando, portanto, a curva de demanda agregada para ESQUERDA, diminuindo o Produto.

  • Questão errada. Não cita teoria (clássica ou keynesiana).  A regra geral (teo. clássica) é que um aumento nominal de salários não tem efeito real, pois se traduz apenas em aumento de preços e não no nível de produto agregado (produtividade real de fatores).

  • O aumento de salários faz os empresários contratarem menos trabalhadores provocando o deslocamento da curva de oferta agregada para a esquerda, já que esta remuneração compõe os custos das empresas, e redução do produto de equilíbrio.
    Gabarito: Errado.
  • Nossa...quantos "achismos" e comentários contraditórios...Se não tem certeza, não publique!

  • Cuidado gente, tem MUITOS comentários EQUIVOCADOS.

    O Aumento dos Salarios Nominais desloca não a DA mas sim a OFERTA AGREGADA, para a ESQUERDA, o que gera RETRAÇÃO DO PRODUTO de equilíbrio. Isso se chama EFEITO KEYNES, e ocorre também um deslocamento da LM para a esquerda.