-
Quando há o aumento da preferencia pela liquidez significa que as pessoas preferem manter em seu poder maiores quantidades de moeda. Quando isso acontece, há um aumento na demanda de moeda por uma mudança no comportamento dos agentes econômicos.
Esse aumento da demanda de moeda desloca a LM para a esquerda e para cim. Ou seja, não há o deslocamento da curva do mercado de bens (IS), mas sim da curva do mercado de moeda (LM). Esse deslocamento da curva LM para esquerda e para cima fará a curva da demanda agregada se deslocar para a esquerda, ou seja, haverá retração da demanda agregada.
Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-do-tcdf-comentada/
AVANTE PF!
-
Errada.
O erro está em afirmar que é a "curva do mercado de bens". Como bem explicado pela colega Tati há um aumento na CURVA DO MERCADO DE MOEDA (LM) e a curva da DEMANDA ( IS ) vai para a esquerda, pois é uma política retracionista.
Espero ter ajudado.
-
GABARITO (ERRADA)
Preferência pela liquidez(demanda monetária transacional) tendência maior demanda agregada(consumo), maior liquidez = maior renda logo IS/LM para direita;
-
Errada
Ocorre a expansão da demanda agregada
-
O deslocamento da curva ocorre para a esquerda, visto que a preferência pela liquidez, reduz o gasto das familias, ocasionando, ai sim, retração da demanda agregada...
-
Segundo o livro ECONOMIA
MICRO e MACRO, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos, a curva LM é
deslocada pelos fatores autônomos ou exógenos que venham a deslocar as curvas
de oferta e demanda de moeda:
- oferta de moeda:
afetada por alterações de política monetária, como mudança na taxa de reservas
obrigatórias, política de open market, redescontos;
-demanda de moeda por
transações e precaução: afetada por variações nos hábitos da coletividade, no
grau de verticalização ou expectativas sobre a inflação futura, que afetam a
velocidade-renda da moeda;
-demanda de moeda por
especulação: alterada por variação nas expectativas sobre a rentabilidade
futura dos títulos.
O aumento da preferência
pela liquidez, significa dizer que as pessoas retêm mais moeda, por motivos de precaução.
Devido a esta mudança de portifólio, a demanda por moeda aumenta, deslocando a
curva LM para a esquerda e para cima. Outro erro da questão é misturar com o
mercado de bens.
Gabarito:
Errado.
-
Tati Ana, seu comentário tem um erro: não é possível dizer que a LM se deslocou para cima e para esquerda, uma vez que o enunciado nada falou sobre a oferta de moeda. Nada falando sobre isso, presume-se que a oferta de moeda é constante. Assim sendo, não é que há um deslocamento da LM, mas sim um deslocamento ao longo da LM, no sentido de aumentar a taxa de juros. Abraço!
-
Uma maior preferência por liquidez tem o potencial, por si só, de alterar a demanda de bens (curva de demanda) e não a curva de bens (oferta). O impacto na demanda, por sua vez, pode levar ao impacto na oferta.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-do-tcdf-comentada/
Quando há o aumento da preferencia pela liquidez significa que as pessoas preferem manter em seu poder maiores quantidades de moeda. Quando isso acontece, há um aumento na demanda de moeda por uma mudança no comportamento dos agentes econômicos.
Esse aumento da demanda de moeda desloca a LM para a esquerda e para cima. Ou seja, não há o deslocamento da curva do mercado de bens (IS), mas sim da curva do mercado de moeda (LM). Esse deslocamento da curva LM para esquerda e para cima fará a curva da demanda agregada se deslocar para a esquerda, ou seja, haverá retração da demanda agregada.
-
Só há deslocamento NA curva se a demanda por moeda for alterada devido a aumento na renda. Nesse caso, a renda não mudou, e sim o comportamento dos agentes que passam a ter mais preferência pela liquidez. Assim há um deslocamento na curva LM (e não na IS).
Sobre o sentido do deslocamento, devemos observar que aumentou a Demanda por Moeda porém a renda está constante. Logo, ela só pode deslocar para cima e para esquerda, pois dado uma maior taxa de juros, queremos uma LM com a mesma renda inicial.