SóProvas


ID
1178923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Instrumentação Industrial

Devido à simplicidade de modelo, ao pequeno custo inicial, à manutenção barata e à flexibilidade de operação, as bombas centrífugas são as mais utilizadas nas indústrias. Esse tipo de bomba pode operar em amplas faixas de pressão e de vazão. O seu funcionamento é fundamentado na força centrífuga aplicada ao fluido quando este é lançado do centro do rotor à ponta das palhetas propulsoras, aumentando a sua energia cinética que é transformada em pressão quando o fluido sai do impulsor e entra na voluta ou no difusor.

Na transferência de líquidos com sólidos em suspensão, para uma cota maior, duas bombas iguais estão disponíveis. Contudo, operando individualmente, não apresentam a eficiência e a altura manométrica suficientes. Para conseguir a máxima eficiência, a maior elevação possível, e para evitar a ocorrência de cavitação, as bombas devem ser colocadas em

Alternativas
Comentários
  • Quanto menor a distância da bomba ao reservatório, menores serão as perdas. Além disso, com a bomba afogada ocorre a eliminação da altura de sucção, que pode ser um problema e levar a bomba a cavitar. O rotos deve ser aberto, pois motores fechados possibilitam o entupimento por conta de resíduos sólidos ficarem presos nos mesmos.

  • Pra quem, como eu, ficou na dúvida com relação a série e paralelo:


    As bombas podem ser associadas em série e em paralelo dependendo das características do sistema. A associação em série é útil quando se tem uma altura manométrica grande que não pode ser conseguida com uma única máquina e a associação em paralelo é adequada quando se deseja alcançar uma vazão elevada.


    Bons estudos!

  • alguém sabe porque foi anulada?