SóProvas


ID
1179373
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O SSH (Secure Shell), um dos protocolos do conjunto TCP/IP, é vastamente utilizado para as transações na internet que exigem o uso de esquemas de segurança. A técnica de criptografia utilizada no SSH faz uso do esquema de chaves

Alternativas
Comentários
  • SSH uses public-key cryptography to authenticate the remote computer and allow it to authenticate the user, if necessary.


    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Shell

  • Criptografia de chave pública também é conhecida como criptografia assimétrica.

  • Atualizando com a fonte em português...

    "

    O SSH usa criptografia de chave pública para autenticar o computador remoto e e permiti-lo autenticar o usuário, se necessário.[2] Há várias maneiras de usar o SSH, uma é usar pares de chave pública-privada geradas automaticamente para simplesmente encriptar uma conexão de rede e então usar autenticação por senha para logar.

    Outra maneira é usar um par de chaves pública-privada geradas manualmente para realizar a autenticação, permitindo que usuários ou programas loguem sem ter que especificar uma senha. Neste cenário, qualquer um pode produzir um par correspondente de chaves diferentes (pública e privada). A chave pública é colocada em todos os computadores que devem permitir o acesso ao proprietário da chave privada correspondente (o proprietário mantem o segredo da chave privada). Uma vez que a autenticação é baseada na chave privada, a chave em si nunca é transferida por meio da rede durante a autenticação. O SSH apenas verifica se a mesma pessoa que oferece a chave pública também possui a chave privada correspondente. Em todas as versões do SSH é importante verificar chaves públicas desconhecidas, isto é, associar as chaves públicas com as identidades, antes de aceitá-las como válidas. Aceitar a chave pública de um atacante sem validação autorizará o atacante como um usuário válido."

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Secure_Shell#Defini.C3.A7.C3.A3o

  • GABARITO D

    Known Hosts: o cliente e o servidor autenticam um ao outro utilizando criptografia assimétrica (chave pública);