SóProvas


ID
1179736
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos. Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista.

(REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003)

O episódio descrito no trecho contribuiu para

Alternativas
Comentários
  • Rapidamente, para fixação:

    A) Errada: A Bahia já estava entrando em declínio nos anos 30 e diferentemente do que afirmou a questão, não aumentou a vinda de escravos, ao contrário, começou a exportar ao sudeste;

    B) Errada: A escravidão seria abolida mais de 50 anos depois, em 1888;

    C) Correta: Entre outras revoluções da época tem a Farroupilha, no RS, Cabanagem no Grão-Pará, Balaiada no MA, etc;

    D) Errada: Dom Pedro já havia renunciado há anos, ainda na década de 20;

    E) Errado: A república só viria em 1889, mais de 50 anos depois dos Malês.

    Bons estudos!!

  • Dezenas de movimentos de protesto e revolta eclodiram em todo o Império durante o período regencial, apresentando aspectos e tendências diversos. A Revolta dos Malês, em Salvador, ocorrida em 1835, foi a tentativa de tomar a cidade por parte de 600 escravos, na sua maioria de origem islâmica, com o objetivo de lutar contra os donos de escravos para conseguirem a liberdade. O resultado foi a derrota e prisão dos revoltosos, alguns foram condenados a açoite em público e fuzilamento. Essa primeira onda de revoltas, da qual a Revolta do Malês fez parte, gerou um medo generalizado que acabou influenciando até o eixo mais dinâmico da economia brasileira na época: a elite cafeeira. Em consequência, em junho de 1835, foi aprovada lei que previa pena de morte para escravos envolvidos em insurreições.


    A resposta correta é a letra C.