SóProvas


ID
1179766
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Estima-se que mais de dois milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais ou antigos.

(BRYM, R. J. et al. Sexualidade e gênero. In: BRYM, R. J. et al. Sociologia, sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008)

Sob a perspectiva sociológica, quais são as causas da violência de gênero?

Alternativas
Comentários
  • Vem de longa data esta concepção de que é natural e correto que os homens dominem as mulheres, diante de uma sociedade que podemos dizer que ainda que é machista, sendo a principal causa de violência contra a mulher.

  • Nossa sociedade é herdeira de valores estabelecidos em sociedades antigas. Nenhuma sociedade surge do nada, todas carregam em si valores e motivações herdadas de sociedades que nos antecederam ainda que alguns deles se percam ou se transformem ao longo do tempo. Dessa forma é que se pode dizer que o escravismo nos dotou com certa naturalização para a violência contra estratos marginais da nossa sociedade, enquanto que o patriarcalismo e o machismo naturalizaram o poder e o domínio dos homens sobre as mulheres. Na Grécia antiga as mulheres não podiam sair de casa sem a companhia de um homem e no Brasil-Império as mulheres eram trancafiadas em casa sendo permitido apenas sair para a igreja ou específicas datas festivas. Acompanhadas, claro. Tais heranças, as quais estas citadas são apenas ínfimos exemplo, nos ofereceram uma gama de justificação para um comportamento dominante que, somente a partir da segunda metade do século XX, devido a debates filosóficos e movimentos sociais, passou a ser sistematicamente contestado. 

    A resposta, portanto, é a letra E.
  • Letra E

  • Que questão absurda , nada a ver isso.

  • É uma questão defasada, com certeza não cai mais deaa mesma maneiera hoje em dia.

  • Desde os primórdios da humanidade, há uma forte cultura patriarcal em várias sociedades que privilegia os homens, colocando-os nos espaços de . Essa  estrutural, essa cultura que trata com desigualdade, que subjuga as mulheres por seu gênero, é a principal causa da violência contra a mulher. A cultura em questão não valoriza a mulher como um sujeito de direitos, como um ser, mas trata-a como um objeto que pode ser usado por homens.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/violencia-contra-a-mulher.htm

  • Está, infelizmente, arraigado dentro da nossa sociedade ainda essa ideia de que a mulher deve ser submissa, cuidar da casa, etc

    GAB E

    APMBB

  • questao tosca. foi elaborado por uma mulher, certeza!!! as mulheres são neurologicamente péssimas lideres. a figura masculina é de extrema importância pra a sobrevivência e liderança de um povo. é tao ruim viver numa época cujas pessoas nao admitem se sentar nos lugares adequados. nao to dizendo que mulher tem que ser capacho de homem, mas deve reconhecer a sua liderança