SóProvas


ID
1179790
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A política global russa transformou-se profundamente no século XXI. Logo, algumas ações na “era Putin” buscaram restabelecer a hegemonia de Moscou no cenário geopolítico, entre elas:

Alternativas
Comentários
  • d) evitar que repúblicas como a Ucrânia, a Geórgia e o Azerbaijão aprofundassem suas políticas de aproximação com o  Ocidente.

    Após a dissolução da URSS em 1991 a Rússia buscou manter a sua soberania geopolítica sobre  os países do leste europeu que foram integrantes da área de influencia socialista durante a Guerra Fria.  Em 8 de dezembro de 1991 foi criada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), pelo acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão. A criação da CEI teve como um dos principais objetivos manter os laços e relações de cooperação entre os novos países que se tornaram independentes da União Soviética, porém com forte influência do país mais poderoso do bloco, a Rússia.

    Países membros: Rússia, Belarus, Cazaquistão, Azerbaijão, Tadjiquistão, Armênia, Quirguistão, Uzbequistão, Moldávia, Ucrânia, Turcomenistão.

     

    Observação: A Geórgia integrou a CEI entre os anos de 1993 e 2009. Após a guerra da Ossétia do Sul, o parlamento da Geórgia decidiu pela retirada do país da comunidade.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/comunidade_estados_independentes.htm

  • Na "era Putin" a Rússia buscou se contrapor aos EUA e à UE para se fortalecer no cenário Geopolítico. A Rússia passou a apoiar países em confronto com os EUA e a UE, como a Síria. Por outro lado Putin também buscou fortalecer ainda mais a influência da Rússia sobre os países que faziam parte da antiga URSS,evitando que as repúblicas do leste europeu se aproximassem da UE.

    A leta A e a letra C são o oposto das ações de Putin,quanto ao fornecimento de petróleo a custo zero para as repúblicas da CEI não há, o que ocorre é no máximo um fornecimento subsidiado. A letra D nos remete ainda ao atual conflito com a Ucrânia. A Rússia quer impedir a aproximação deste país com a UE.
  •  A espinha dorsal da política externa russa é a manutenção da influência política e financeira nos países vizinhos. A diretriz é garantir que países da antiga União Soviética continuem sob sua área de influência, distantes da Otan e do poder do Ocidente, evitando que fechem acordos militares e econômicos à revelia de Moscou. Nesse âmbito, explica-se a guerra da Geórgia em 2008 e a interferência russa no conflito ucraniano a partir de 2014.


    A resposta correta é a letra D.




  • Lembrando que estamos em 2020 e a Ucrânia ainda está em guerra com a Rússia

  • É um tipo de questão que você não erra sozinho.

  • Retorno a essa questão em pleno 2022, durante uma guerra. Putin teve a coragem de retomar o território da mãe Rússia