d) evitar que repúblicas como a Ucrânia, a Geórgia e o Azerbaijão aprofundassem suas políticas de aproximação com o Ocidente.
Após a dissolução da URSS em 1991 a Rússia buscou manter a sua soberania geopolítica sobre os países do leste europeu que foram integrantes da área de influencia socialista durante a Guerra Fria. Em 8 de dezembro de 1991 foi criada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), pelo acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão. A criação da CEI teve como um dos principais objetivos manter os laços e relações de cooperação entre os novos países que se tornaram independentes da União Soviética, porém com forte influência do país mais poderoso do bloco, a Rússia.
Países membros: Rússia, Belarus, Cazaquistão, Azerbaijão, Tadjiquistão, Armênia, Quirguistão, Uzbequistão, Moldávia, Ucrânia, Turcomenistão.
Observação: A Geórgia integrou a CEI entre os anos de 1993 e 2009. Após a guerra da Ossétia do Sul, o parlamento da Geórgia decidiu pela retirada do país da comunidade.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/comunidade_estados_independentes.htm