Considerando o momento de sua aplicação, temos os seguintes tipos de controle organizacional:
Controles preventivos: são o conjunto de mecanismos e procedimentos utilizados para analisar as operações que são projetadas para atingir, mesmo antes de sua autorização ou antes de seu começo, com o fim de determinar a veracidade e legalidade das operações e, finalmente, a sua conformidade com os planos, programas e orçamentos.Estes controles garantem que antes de uma ação começar, tenha sido feito o orçamento de Recursos Humanos, de materiais e recursos financeiros que serão necessários. Os orçamentos financeiros são o tipo mais comum de controle preventivo, porque a aquisição de empregados, equipamentos e suprimentos requer dinheiro. A programação é outro importante tipo de controle preventivo, pois estas atividades preliminares também exigem que uma considerável quantidade de tempo seja investida.
Os controles simultâneos : são aqueles feitos durante o desenvolvimento de uma atividade. O mais conhecido desse tipo de controle é a supervisão direta. Assim, um supervisor observa as atividades dos trabalhadores, e pode corrigir as situações problemáticas assim que aparecerem.
Os controles posteriores:são aqueles que são feitos após a ação. Assim, são determinadas as causas de qualquer desvio ou violação do plano original, e os resultados são aplicados a atividades futuras semelhantes. Por exemplo, nas Auditorias Contábeis, estatística, contabilidade, etc.