SóProvas


ID
1181968
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

. Recentemente foi reportada e amplamente divulgada a vulnerabilidade HeartBleed que potencialmente atingia inúmeros serviços que utilizam a biblioteca OpenSSL. Essa vulnerabilidade explora a função heartbeat do OpenSSL, que é utilizada para que o cliente teste se o servidor está ativo. A respeito dessa vulnerabilidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Heartbleed (o nome significa Sangramento no Coração), um bug que existe em diversos sites que operam com o software OpenSSL, projeto que atua com os protocolos de segurança. 

    Hackers que saibam como explorar a falha podem interceptar o tráfego de dados, fingindo ser o servidor e dificultando que qualquer um saiba que existe algum problema no meio do caminho.

    O criminoso que consegue se aproveitar do bug pode puxar até 64 k de informações da memória do servidor. O hacker normalmente não tem como saber o que virá nesses dados, mas de vez em quando é possível coletar alguns dados privados. É importante ressaltar que é possível repetir esse processo inúmeras vezes.

     

    Resposta: a

     

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/internet/53683-como-funciona-o-heartbleed-a-maior-ameaca-atual-da-internet.htm

     

    Complementando...

     

    buffer overrun - em segurança computacional e programação, um transbordamento de dados ou estouro de buffer (do inglês buffer overflow ou buffer overrun) é uma anomalia onde um programa, ao escrever dados em um buffer, ultrapassa os limites dobuffer e sobrescreve a memória adjacente.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transbordamento_de_dados

  • Gabarito A

    Heartbleed é um bug na biblioteca de software de criptografia open-source OpenSSL, que permite a um atacante ler a memória de um servidor ou de um cliente, permitindo a este recuperar chaves SSL privadas do servidor. [1][2][3] Os logs que foram examinados até agora, levam a crer que alguns hackers podem ter explorado a falha de segurança pelo menos cinco meses antes da falha ser descoberta por equipes de segurança.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !