SóProvas


ID
1182343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que os hosts A, B e C estejam conectados a um equipamento de interconexão de redes, julgue o item abaixo.

Se A enviar tráfego em broadcast para B e C também receber os dados, o comportamento do equipamento será consistente com um hub, mas não com um switch.

Alternativas
Comentários
  • Controle de Broadcast – Os Switches isolam domínios de colisão e não filtram pacotes broadcast. 


  • Gabarito Errado

    Só o swiches fazem controle de broadcast.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • qual é o erro? seria pq o hub sempre é broadcast, nao ha opção de escolher broadcast? pq nao vi outra possibilidade para o erro

  • Um switch por padrão possui domínio de colisão e de broadcast, porém pode ser configurado para funcionar como um Hub, desse modo repassando todos os frames em broadcast.
  • Por outro lado, se o equipamento for um switch, uma mensagem trocada entre o Host A e B não será recebida pelo Host C, pois o switch tem um cache que armazenada os endereços MAC aprendidos. Ou seja, ao receber uma mensagem o switch consulta esse cache para determinar em qual porta a mensagem deve ser encaminhada.

    Todavia, caso o endereço de destino da mensagem não se encontre no cache do switch, a mensagem será encaminhado para todas as portas, exceto a de origem. Esse fenômeno é conhecido como Flooding.

    Então, sendo um switch, caso o Host A envie uma mensagem para B e o endereço MAC de B não conste na tabela cache do switch, o Host C também receberá essa mensagem.

    Portanto, essa exceção (Flooding) tornou o item INCORRETO.

    Fonte: Luciano Freitas

  • Galera! Comentário muito bom do prof. Renato da Costa (Estratégia):

    "para justificar o gabarito podemos pensar no que acontece ao ligar o switch por exemplo, caso o switch não possua o endereço de B em sua tabela ele irá encaminhar a mensagem em broadcast e nem por isso será considerado um hub, o switch tem caracteristica de autoaprendizado e encaminhamento."

  • famoso CAM

  • E

    O equipamento descrito no cenário pode ser Hub ou switche.

    Quando conectamos uma maquina nova na rede, a primeira coisa que ela faz é um broadcast na rede para localizar o servidor DHCP e pedir o IP.

    Independentemente se usam hub ou switche,

    ps. broadcast atua somente em uma mesma Vlan.

    BROADCAST:

    quando falamos em ''broadcast'', não ha que se falar em destino correto.

    Ao receber o broadcast,o switche manda o dado pra todos da rede local LAN, MESMO que ele leia o endereço MAC.

    O MAC em broadcast é F.FFF. Ao ler isso, ele entende ''envio a todos'' da lan.

    ex: um dado 10.255.255.255 vai rodar na rede de: 10.0.0.1 a 10.255.255.254

    esse cenário acontece quando inserimos uma máquina nova em uma rede local, e ela precisa realizar um pacote de broadcast para toda a rede, perguntando ''quem é o servidor DHCP'' para me dar um endereço IP.

    Esse pacote da maquina nova vai passar pelo switche com esse mac FFF, sendo então, repassado a todos,

    o SERVIDOR DHCP não responde em broadcast, mas sim, diretamente a maquina nova, com seu respectivo novo IP.

  • difícil é adivinhar que a questão está abordando o conhecimento da exceção e não do funcionamento de uma maneira geral e usual do equipamento

  • Gabarito: errado

    switch envia os quadros somente para a porta de destino, por meio da análise do quadro e da obtenção do MAC (media access control) destino, o qual é checado em uma tabela interna que contém todos os endereços MAC das interfaces de rede dos computadores da rede. Ele aprende os endereços físicos via broadcasting, afim de criar sua tabela de endereços. Depois disso ele realiza o envio de pacotes por unicast ou multicasting!

    ( CESPE - 2015 - MEC )switch determina para qual porta se deve enviar um quadro, com base nos registros existentes em sua tabela de comutação. Quando algum nó que não esteja na tabela de comutação envia um quadro para outro nó, o switch armazena o endereço MAC do nó e a interface à qual aquele nó está conectado. Assim, caso todos os nós enviem um quadro para o switch, todos os nós estarão na tabela de comutação daquele switch.(CERTO)