- 
                                O comentário que farei é um resumo de anotações que fiz de algumas vídeo-aulas a que assisti, fiquem à vontade para corrigirem eventuais imprecisões. 
 
 I - errada: A Teoria da Equidade é de Adams, que se baseia na Justiça Organizacional. Segundo o teórico quando um funcionário traz algo para a empresa ele espera algo em troco e ele irá comparar com o que os demais funcionários trazem e recebem em contraprestação da empresa. Vroom criou a Teoria da Expectância. II - correta: a famosa pirâmide de Maslow. Necessidades básicas na base da pirâmide (fisiológicas e de segurança) e necessidades secundária da sequência (sociais, de auto estima e realização). Lembrando que é uma escala, primeiro se alcança uma delas, para poder passar à próxima. III - correta: está de acordo com a Teoria dos 2 fatores de Herzberg. IV - correta: correto, a partir do momento que a pessoa consegue alguma das necessidades da pirâmide ela parte para a conquista da próxima necessidade, conforme justificativa da alternativa II. V - errada: Os Fatores Higiênicos, da Teoria dos Dois Fatores, incluem o exercício de responsabilidade no cargo, o reconhecimento pelo trabalho bem feito, o salário e as condições físicas e de segurança no trabalho.Os dois itens riscados integram os fatores motivacionais. 
 
- 
                                Ítens III e V Teoria dos dois fatores (Herzberg) Fatores motivacionais (Influenciam a satisfação) - Crescimento pessoal - Conteúdo do trabalho - Exercício de responsabilidade - Reconhecimento - Realização Fatores higiênicos (Influenciam a insatisfação) - Salários - Relacionamentos pessoais - Condições de trabalho - Supervisores - Segurança - Políticas da empresa 
- 
                                I - A Teoria da Equidade, de Victor Vroom (J. Stacy Adams), propõe que as pessoas se esforçam para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes. (ERRADO)  II - A Teoria das Necessidades estabelece que as necessidades humanas dividem-se em dois grandes grupos: as necessidades básicas ou primárias e as necessidades adquiridas ou secundárias. (CERTO)  III - A Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais), de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. (CERTO)  IV - A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, afirma que uma necessidade satisfeita não pode ser mais usada como motivador primordial de comportamento humano. (CERTO)  V - Os Fatores Higiênicos, da Teoria dos Dois Fatores, incluem o exercício de responsabilidade no cargo, o reconhecimento pelo trabalho bem feito, o salário e as condições físicas e de segurança no trabalho. (ERRADO) (os marcados são fatores motivadores e não higiênicos como afirma o item) 
- 
                                Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns estudos sobre motivação. No caso desta questão, julguemos as afirmativas apresentadas, assinalando a alternativa que mostra a alternativa correta ao final. I - incorreta. A Teoria da Equidade, de Victor Vroom, propõe que as pessoas se esforçam para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes. - Vroom = Teoria da Expectativa
 II - correta. A Teoria das Necessidades estabelece que as necessidades humanas dividem-se em dois grandes grupos: as necessidades básicas ou primárias e as necessidades adquiridas ou secundárias. A Teoria das Necessidades Adquiridas, de David McClelland fundamenta-se em três aspectos: - Realização, que é busca do sucesso de acordo com um padrão de excelência
   - Afiliação, que consiste na preferência por atividades que envolvem interações sociais
   - Poder, que envolve a vontade de influenciar direta ou indiretamente.
 III - correta. A Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais), de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. IV - correta. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, afirma que uma necessidade satisfeita não pode ser mais usada como motivador primordial de comportamento humano. A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas: Necessidades primárias: - Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
 Necessidades secundárias: - Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
 V - incorreta. Os Fatores Higiênicos, da Teoria dos Dois Fatores, incluem o exercício de responsabilidade no cargo, o reconhecimento pelo trabalho bem feito, o salário e as condições físicas e de segurança no trabalho. a parte destacada é motivacional. Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg - Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
   - Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
 Sendo assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta. GABARITO: D Fonte:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.