SóProvas


ID
1183297
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Estimativas inadequadas dos custos de posse do estoque e do custo de reposição podem resultar em situações indesejáveis para a gestão. Quando se tem como resultado de uma decisão o aumento do número de encomendas, com consequente multiplicação do número de entregas, inspeções e recebimentos, verifica-se uma tendência de agir, diante dos custos de estoques, que tem como consequência:

Alternativas
Comentários
  • B.

    Quanto maior o investimento em estoque, tanto maior será o comprometimento e a responsabilidade de cada departamento. Para a gerência financeira, a minimização dos estoques é uma das metas prioritárias. O objetivo, portanto, é otimizar esse investimento, aumentando o uso eficiente dos meios financeiros, reduzindo as necessidades de capital investido. 

    Fonte: Marco Aurélio Dias - Administração de Recursos Materiais

  • Interpretei o alto custo de posse, como custo de armazenagem. O custo do estoque é igual ao custo de armazenagem somado ao custo do pedido. Embora em grande compras, o custo do pedido seja menor (barganha-se um menor preço), o custo de armazenagem (posse) é maior.

    CE= CA + CP

  • Gabarito letra B. Segundo o manual para gestão de recursos materiais, Professo Rafael Ravazolo, o preço de armazenagem (estoque) é definido como: Custo Armazenagem= Quant. média * Tempo * Preço unit * (I), onde I  respresnta a taxa de armazenamento que envolve os custos com recebimento, manuseio, de armazenamento físico, de seguro, de transporte.

    Assim sendo, multiplicação do número de entregas, inspeções e recebimentos, citados no comando da questão são itens que integram a taxa de armazenamento. Logo, influenciam no Custo de Posse(Armazenagem).

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal